[RESENHA] Sorrisos Quebrados - Sofia Silva - Amazon


Bom dia seus lindos!


Hoje vou compartilhar com vocês, as minhas impressões sobre um livro que me tocou muito!
Vem comigo...


SORRISOS QUEBRADOS


Ficha Técnica:
Título: Sorrisos Quebrados
Autora: Sofia Silva
Publicação: Independente - Amazon
Número de páginas: 286 páginas
Configuração de fonte: Habilitado
Page Flip: Habilitado
Idioma: Português
Preço:R$ 9,99

Sinopse:
PaolaPerante Deus, o meu marido prometeu me amar.Cuidar de mim. Ser meu amigo. Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes. Viver para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.
AndréNão procurava nada. Não queria ninguém.Não depois de tudo que vivi.O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.
Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas Quebradas por relacionamentos passados.Uma história de superação dos próprios medos e promessas.


Sorrisos Quebrados chegou a mim de uma forma inusitada. A Manu Monte, amiga do Facebook, me enviou mensagem através da página do blog, falando sobre esta autora portuguesa que estaria lançando de forma independente seu primeiro livro no Brasil. Na hora me interessei, porque admiro aqueles que tem a coragem de se aventurar em terras estrangeiras, ainda mais sabendo que o estilo de escrita da autora era algo peculiar e diferente.

Assim que pude, fiz contato com a autora para saber mais sobre seu livro e logo que lançou na Amazon, eu corri e comprei. Essa história fez grande sucesso na plataforma Wattpad, e tem muitas e muitas fãs espalhadas por esse mundão.


O livro é em primeira pessoa, intercalado por André e Paola. Duas almas profundamente feridas que irão se conhecer e se ajudar em suas curas. A história se passa em São Paulo, mas não expõe muitas características sobre o local. A narrativa é feita de forma poética. Os personagens conseguem nos passar toda emoção e sentimentos em suas frases que são feitas para tocar e refletir.

O livro nos conta a história de Paola uma jovem ingênua, romântica e de família rica, que casa cedo, e que acha que fez o casamento dos sonhos, que achou seu príncipe encantado. Mas, logo descobre que nada era como esperava e que Roberto nunca foi príncipe e nem mesmo sapo. Roberto era um monstro que só se mostrava pra ela, quando estavam a sós. Sua vida tornou-se um inferno e ao decidir dar um basta sofreu uma situação dolorosa, horrível, monstruosa, da qual sobreviveu, mas com muitas cicatrizes por todo o corpo. Uma jovem mulher que tenta retomar a vida através de sua arte: a pintura.

Também iremos conhecer André, um homem ainda jovem, mas que a vida fez amadurecer de forma brusca e triste. Bonito, alto, com um físico avantajado. Um homem que traz em si algumas cicatrizes fundas em sua alma. Que se fechou para o amor, com medo de sofrer tudo novamente.

Assim que iniciei a leitura, confesso ter estranhado um pouco a forma de escrever da autora. Acho que nunca tinha lido nada parecido em minha vida. Mas, o livro já me pegou de jeito, mesmo com este estranhamento, logo em suas primeiras páginas. São cenas fortes, chocantes, de uma violência, que infelizmente faz parte deste nosso cotidiano. Cenas que me remeteram ao passado, quando ainda criança tristemente vivenciei algo parecido. Foi ali, naquele momento que Sorrisos Quebrados me pegou de jeito! Dali em diante, fui acompanhando a trajetória de Paola, uma mulher quebrada por dentro e por fora, frágil mas ao mesmo tempo de uma força interior inesgotável. Uma mulher com cicatrizes físicas e na alma, que são as piores. As mais difíceis de curar.

Sua trajetória foi longa, densa, triste e por várias e várias vezes embarquei com ela em suas descobertas e sofrimento. Foram vários capítulos de pura adrenalina, até enfim chegarmos ao momento que as cores resolvem tocá-la.

Aos poucos Paola vai se encontrando, se fortificando e se abrindo para novas possibilidades e oportunidades de ser feliz. Tudo regado a muito romance, amizade, perseverança, luta e descobertas de como se reinventar a cada dia.
"Se for somente dormir abraçados, que assim seja. O fato de eu estar aqui com você é suficiente para mim." (André)
André é aquele cara, que você adoraria conhecer e se relacionar em algum momento de sua vida. Um homem sofrido, triste, solitário, mas que traz em seu coração uma capacidade enorme de perdoar e tem sempre a certeza que deve seguir em frente, sempre em prol da felicidade de sua filha Sol. Um homem que abriu mão de sua carreira, de sua vida amorosa, de seus sonhos, para se dedicar única e exclusivamente a sua filha. Ambos também quebrados, mesmo que de formas diferentes.


Quando Sol entra na vida de Paola, é como se víssemos um nascer do Sol em meio a natureza. Aquela luz que vai surgindo aos poucos, vai clareando tudo e nos dando aquela esperança de que tudo pode acontecer e que tudo pode dar certo. Aqueles matizes de cores, que vão surgindo se modificando até se tornar um amarelo tão forte e brilhante que clareia até a nossa alma. É desse jeito que Sol, a filha de André toca o coração da Paola. As duas criam uma empatia imediata, uma amizade forte e linda. Assim André, acaba se aproximando de Paola, e vai aos poucos a deixando entrar em sua vida, em sua pele e finalmente em seu coração.

A trajetória desses três, não é simples e nem fácil. Nada acontece de repente e nem rapidamente. Tanto a amizade quanto o amor, vai crescendo aos poucos, devagar, de modo frágil, mas ao mesmo tempo de uma forma que vem pra ficar pra sempre. As cenas mais quentes se desenrolam de uma forma natural, e são lindas! Os diálogos são inteligentes, ora fortes, ora bem humorados, e muitas vezes de forma triste.
" - Posso? - Aponto para o banco em frente, ao mesmo tempo o meu cérebro se questiona por que quero estar perto dela. Ela acena o sim, continuando a pintar. Os seus dedos estão coloridos como os da minha filha quando venho buscá-la neste mesmo lugar. Continuo o trabalho e ficamos os dois em silêncio. Eu no meu mundo cinzento e ela no colorido. Como se fosse normal estarmos juntos. Natural."
Eu demorei muito para fazer esta resenha, pois o livro mexeu demais comigo. Mexeu demais com minhas emoções, com meus pensamentos, e me fez pensar muito no quanto nos limitamos, nos travamos e acabamos por muitas vezes deixar que a felicidade passe longe de nós. A história é linda, forte, emocionante e nos toca fundo, na alma. Daquelas histórias que vão estar sempre com a gente. Aquelas histórias que basta um detalhe, uma cor, uma frase e você recorda.
" O André ama tudo em mim. O bom e o mau. A minha fraqueza e força. E sempre que fazemos amor eu não duvido mais de mim. Essa certeza é poderosa..."
Sofia Silva, tem um jeito bem peculiar e todo seu de contar uma história. Seu romance é poetizado, e escrito com o coração. Você sente na escrita dela, os seus sentimentos, sua entrega. Talvez por isto sua história tenha feito tanto sucesso no Wattpad e tenha feito tantas fãs aqui no Brasil, em tão pouco tempo. Hoje mesmo(19/01/2017), enquanto escrevia esta resenha, fiquei sabendo por ela em seu grupo, que Sorrisos Quebrados está a ser analisado por alunos em Língua Portuguesa sobre a narrativa poética em romance contemporâneo; que foi contactada por uma Universidade sobre o livro e no mesmo dia, foi convidada para uma palestra sobre a evolução da escrita. Só por isso já vale a pena dar uma chance para conhecer este romance que tenho certeza irá tocar você de alguma forma.



Se eu recomendo? Ainda tem dúvida?
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

12 comentários:

  1. Olá, tudo bom? Eu não conhecia o livro, parece ser uma ótima história mas confesso que não chamou minha atenção, mas que bom que você gostou da história *_*

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ler este livro deve ser um mergulho em tantas emoções,um mergulho em reflexões,um mergulho em encontros e desencontros.Parecem que os protagonistas sofreram um tanto...muito boa a resenha Lia!Bjs e boa leitura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel.
      É uma história linda contada com muita sensibilidade.
      Espero que algum dia venha a ler.
      Bjus

      Excluir
  3. Esse livro é muito lindo.
    Pequena Sol é maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a Sol é especial, e no bom sentido da palavra.
      Obrigada pela visita.
      Bjus

      Excluir
  4. Oie
    Fiquei curiosa para conhecer a escrita da autora, seus comentários me deixaram curiosa. A história me pareceu ser densa e forte. Fiquei com vontade de ler. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa.
      Obrigada linda. A história suscita muitas emoções. Espero que você consiga ler e que passe aqui para me contar o que sentiu durante a leitura.
      Bjus

      Excluir
  5. Oi Lia, fiquei curiosa com a narrativa da autora. O enredo é interessante, bem como o título! Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi.
      A autora é um doce e escreve de uma forma que não tem como não ficar apaixonada por sua história.
      Bjus

      Excluir
  6. Olá! Esse livro chamou muito a minha atenção especialmente pela capa, mas a história parece ser maravilhosa! E tem continuação? Kisses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa. Seja bem-vinda ao Doces.
      O livro é o primeiro de uma série intitulada Quebrados. Ele será publicado aqui no Brasil pela Editora Valentina na Bienal do Rio 2017 e a autora virá para autografar. Depois dele terá mais três livros, se não me engano. Mas cada livro fala de um casal diferente e todos tem seu final fechadinho. Espero ter ajudado. E tomara que consiga ler.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!