[RESENHA] Antes, agora e sempre #2 - Teodora Kostova - Editora Charme


Bom dia leitores!
Mais uma resenha chegando na área!
Hoje vou falar sobre um romance que me deixou completamente apaixonada por seus personagens!

Sinopse:
ANTES
Gia deixou Beppe entrar em sua vida muito facilmente, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Ela ficou ao lado dele quando ele foi tão ferido que pensou que poderia morrer; ela o acalmou quando ele estava tão zangado que pensou em fazer algo de que se arrependeria pelo resto de sua vida.Gia salvou a vida dele.Pelo menos uma vez ele precisava ser forte por ela.Este momento agora era deles. Pertencia a eles, não a pais abusivos ou mortos, não à culpa, ao pesar ou à tristeza, não ao passado ou ao futuro.Mas será que o amor deles sobreviverá quando a tragédia os separar?“Eu tenho que ir, Gia. Estou cansado e… Eu me sinto vazio. Sei que você precisa de mim, mas eu não tenho mais nada para dar agora. Eu preciso me curar.”“Eu sinto tanto a sua falta que dói para respirar.”

AGORA
Beppe ainda era o amigo mais próximo de Gia, mas eles nunca seriam nada mais do que isso de novo. Lembrar-se de como era ter a pessoa que você mais amava no mundo arrancada de você ainda doía. Gia estava determinada a nunca mais ser colocada nesta posição novamente.Nunca houve falta de amor, mas seria Beppe capaz de ganhar a con fiança de Gia novamente?

SEMPRE
“Quando eu estava quebrado, você me deu pedaços de si mesma e me deixou inteiro novamente.”Antes, Agora e Sempre é o segundo livro da série Heartbeat. Tem a participação de personagens do primeiro livro da série, “Num piscar de olhos”, mas pode ser lido separadamente. É a história completa de Beppe e Gia – com um final.Um romance contemporâneo jovem adulto, recomendado para leitores com mais de 17 anos, devido à linguagem, atos sexuais e caras italianos incrivelmente gostosos.
Ficha Técnica:
Título Original: Heartbeat # 2 | ISBN-13: 9788568056448
ISBN-10: 856805644X | Ano: 2017 | Páginas: 320


Antes, Agora e Sempre é o segundo volume da série "Hearbeat". Quando soube do lançamento deste livro, fiquei mega ansiosa para conferir. Eu curti muito a leitura do primeiro, e apesar de já fazer bastante tempo que o li, senti que este segundo teria tudo para me agradar também. Eu recebi o livro durante a Bienal, mas devido há alguns problemas de saúde, acabei demorando para fazer a leitura e trazer esta resenha para vocês. 


O livro tem 308 páginas de muito romance, drama, reviravoltas e superação. O livro é narrado em terceira pessoa, o que gosto porque dá para ter uma ampla visão da história. A história é dividida em três partes. O Antes que é quando eles se conhecem e toda sua trajetória começa. O Agora que são eles já adultos e vivendo separados e o Para Sempre onde podemos ver o que eles finalmente conquistaram para suas vidas. 

Pelo que li na sinopse e entendi com minha leitura, apesar de ser o segundo livro da série e ter participação de alguns personagens do primeiro livro, pode ser lido separadamente, mas como tenho TOC, aconselho que leiam na ordem, principalmente porque o primeiro livro é uma delicinha.

Neste livro vamos conhecer a história de Beppe e Gia. Os dois são amigos de infância e desde então se tornaram inseparáveis e a amizade e o amor fraterno acabou crescendo e aos poucos se transformando em amor para a vida toda. 
 Ele deslizou para o chão ao lado dela e envolveu seus ombros com o braço. Gia enrijeceu por um momento até reconhecer que era Beppe. A dor pura nos olhos dela o teria feito cair no chão se ele já não estivesse sentado. Ele precisava ser forte por ela. Só uma vez ele precisava ser forte para ela. (Pág. 14)
É claro que nada é tão simples, e nem tudo entre eles foi fácil ou só felicidade. Os dois têm problemas familiares sérios, são sobreviventes cada um a seu modo, e os dois têm muito que superar para que possam ter o seu felizes para sempre.

Giuseppe(Beppe) se apaixonou por Gia ainda na adolescência, mas por medo de estragar o que era tão bom entre eles, ficava na sua e não se declarava, mas assim que percebe que os mesmos sentimentos estão tocando o coração de Gia, ele se entrega à paixão que sente por ela, e isto se torna uma das melhores coisas em sua vida. Ele sempre sofreu com os maus tratos de um pai problemático que inclusive também era violento com sua mãe. Apesar de amar muito a Gia, Beppe acaba aceitando ir embora com um parente, quando algo terrível acontece em sua casa. Gia vai demorar muito a perdoá-lo por isso...

Gianna (Gia) é uma jovem bem resolvida, madura, mas que sofre muito com a perda do pai. Tenta fingir que nada ficou diferente após sua morte e ao invés de se manter perto ou mesmo ajudar mais sua mãe e irmão em relação a isso, com medo da dor, ela acaba se distanciando e focando somente em seu futuro.

Os dois acabaram se distanciando por conta da partida de Beppe e apesar de sua promessa de voltar para Gia, isto acaba não acontecendo, dentro do prazo que tinham estipulado. Se sentindo perdida e magoada, Gia resolve acabar com o relacionamento entre eles, e apesar de continuarem mantendo contato, ela prefere que seja só como amigos.

Após quatro longos anos longe, Beppe está de volta e disposto a tudo para recuperar o amor de Gia. Por sua vez Gia sabe que se baixar sua guarda, poderá acabar magoada novamente e ela tem medo de não conseguir superar desta vez.
 No fundo, ela sabia que, eventualmente, ela o perdoaria e o deixaria voltar para sua vida. Gia amava Beppe e ela sempre seria assim, não havia nada que pudesse fazer sobre isso. Mas, para sua própria sanidade, ela precisava de um tempo. Ela tinha que deixar seus sentimentos sob controle novamente... (Pág. 130) 
Eu entendi muito bem o medo da Gia de ser abandonada por Beppe uma segunda vez, mas também achei que ela demorou demais a confiar nele novamente, chegando mesmo a me irritar algumas vezes, mas como falei consegui entender que ela precisava resolver as cosias no seu tempo para se sentir mais segura de sua decisão. Beppe me encantou e me fez torcer muito por ele, para que conseguisse vencer seus traumas, se fortalecer e poder ser feliz, algo que era mais que merecido.

Eu gostei muito da forma como a autora aborda temas difíceis e complicados como violência domêstica, doenças terminais, dificuldades emocionais e outros de uma forma leve, mas muito bem trabalhada. Nos faz pensar e nos ajuda a compreender melhor as reações que algumas pessoas têm em determinadas situações. 

Outro ponto alto pra mim, foi a história se passar na Itália, o que nos dá cenários lindos e encantadores. Fora a possibilidade de termos contato com uma cultura tão rica, um povo divertido e acolhedor e principalmente poder imaginar estes personagens masculinos falando com aquele sotaque... hummm
 - Se não fosse por você, eu teria ficado completamente sozinho, Gia. Não sei se teria sobrevivido. Devo-lhe tudo e quero passar o resto da minha vida fazendo você feliz. - Beppe sustentou o olhar de Gia por um longo momento antes de dizer. - Casa comigo. (Pág. 242)
Sobre a parte técnica do livro: A capa é bonita e acompanha a estética da primeira, o que eu acho muito bom em se tratando de séries. A diagramação é simples mas satisfatória. Cor das páginas e a fonte escolhida me proporcionaram uma boa leitura. A revisão está ótima e o livro está no capricho de sempre da Editora Charme. 


Antes, Agora e Sempre é um livro muito bem escrito e que nos fala sobre perdão, amor, amizade, família e das maneiras que a vida vai encontrando os melhores caminhos para a gente seguir. Uma história linda que nos toca o coração e nos faz pensar em tudo que podemos melhorar e mudar em nós mesmos para conseguirmos alcançar aquilo que nosso coração precisa. 

Se eu recomendo? O que acham?
Bjus


Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

8 comentários:

  1. Olá Lia, as vezes eu sou muito influenciável em comentários sobre livros, por exemplo, eu não sou muito fã de dramas, mas esse livro acabou entrando para minha lista de leitura pelos comentários bons que você deu!
    Parabéns pela resenha!
    https://estanteclassica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nívea.
      Fico feliz de saber que minha resenha, despertou sua vontade de conferir.
      Bjus

      Excluir
  2. Eita Lia, eu tenho esse TOC, já vou procurar pelo primeiro, mas o livro tem tudo que mais gosto, drama, romance e reviravolta! Série adicionada na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi.
      Tu é das minhas... rsrsrsr
      Te indico a leitura, acho que tem tudo para te agradar.
      Bjus

      Excluir
  3. Oi, Lia!
    Eu tenho esse TOC, mas dependendo da série também hahhahaha
    Adorei as vibes da história, bem do meu gosto mesmo. E ponto positivo por se passar na Italia; sou apaixonada por esse lugar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      Então se joga que tenho certeza que vai curtir a leitura.
      Bjus

      Excluir
  4. Oi Lia
    Este ano na Bienal do Rio fui na stande da editora Charme e comprei 5 livros, mas este não estava entre eles. Conheci a simpaticíssima Aline Sant'ana e comprei os dois primeiros livros da série Viajando com Rockstars, mais ainda não li. Vi que você tem resenhas deles, depois vou conferir. Eu gostei da trama desta resenha e mesmo sendo livros que podem ser lidos fora de ordem sou como você, prefiro ler sempre na ordem.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela.
      Eu já tinha contato com a Aline pelas redes sociais, mas este ano também estive com ela na Bienal e ela foi muito simpática. Eu tenho todos os livros da Série dela lançados até agora, e gamei nesta série. Recomendo que você leia logo. Quanto ao livro desta resenha, eu também recomendo a leitura, mas leia na ordem, você vai curtir muito mais.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!