[DIVULGAÇÃO] O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson - Via Leitura



   Olá pessoal!
   Tudo bem?
   Adorada pelos amantes da literatura gótica, a obra O Médico e o Monstro traz pela primeira vez um alter ego capaz de intrigar qualquer geração e inspirar as mais diversas e famosas histórias de terror.




     O selo Via Leitura, da Edipro, aumenta cada vez mais os livros da Coleção Clássicos da Literatura Universal. E, claro, não podia faltar um dos livros de terror mais cultuado em todos os tempos, O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson
    A importância desta obra para o gênero é tamanha que até Stephen King, considerado o mais aterrorizante dos escritores, coloca o romance gótico em seu “top três”, ao lado de Drácula e de Frankenstein, também publicados pela editora neste ano. O mote da história é um médico que faz experimentos no próprio corpo buscando entender as contradições da alma. 



Ficha técnica:
Editora: Via Leitura
Gênero: Literatura estrangeira
Edição: 1ª edição, 2017
Tamanho: 14x21
Publicado pela primeira vez em 1886, o livro é uma das primeiras obras que abordam o transtorno de personalidade dupla, alter ego, com elementos de ficção científica e de horror, além de tornar-se uma das principais novelas góticas do século XIX. Com a ilustre narrativa do advogado Gabriel Utterson, o relacionamento entre o renomado Dr. Henry Jekyll, e o estranho Mr. Edward Hyde, torna-se um grande mistério, principalmente quando o médico coloca o excêntrico homem em seu testamento.



     A obra analisa as relações humanas, e a intenção de Stevenson é demonstrar que todo mundo tem um lado bom, representado pelo médico que só pensa em contribuir com as pessoas e fica cada vez mais recluso em seu laboratório atrás de uma solução. E demonstra o lado mal, figurado pelo odioso Mr. Hyde, de comportamento agressivo, que chegou a matar um homem espancado. 
    O advogado Gabriel Utterson se empenhará, então, em descobrir a estranha relação que une esses homens. O Médico e o Monstro traz elementos inovadores ao gênero de horror, como o transtorno de dupla personalidade. Com referências aos assassinatos cometidos por Jack, o estripador, na Londres vitoriana, chegou a inspirar um novo termo no dicionário inglês: Jekyll and Hyde, como são chamadas as pessoas moralmente dúbias.


   Sobre o autor:



   Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi poeta e escritor. Nascido na Escócia, escreveu clássicos como A ilha do tesouro e O médico e o monstro, tornando-se um dos autores mais importantes do século XIX e mais traduzidos até hoje. Crítico às normas sociais, deixou a família, que considerava conservadora, aos 23 anos, rumo a Londres, onde passou a frequentar os salões literários. Três anos mais tarde, conheceu sua esposa em Paris. Acompanhado dela e do enteado, mudou-se para as Ilhas Samoa, no Pacífico, em 1889. Em meio à paisagem paradisíaca, que amava, morreu de hemorragia cerebral aos 44 anos.

==============================================================================
   Gostaram da Dica literária?
   Então deixe sua opinião nos comentários.

6 comentários:

  1. Oi, Kênia!
    Taí um clássico que tenho muita vontade de ler, mas medo de me decepcionar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Kênia! Puxa é um clássico que eu ainda nçao li, mas quero muito ler, eu adorei a capa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu não curto o gênero, mas me parece bom para aqueles que gostam. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza deve ser uma boa pedida para aqueles que curtem o gênero.
      Valeu pela visita.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!