[RESENHA] Kurt Seyit & Shura - Nermin Bezmen - Pedrazul Editora


Bom dia seus lindos!
Hoje venho deixar minhas impressões sobre um romance com muito drama e fortes emoções!

Sinopse:
O livro que inspirou uma fascinante série de TV, agora exibida pela Netflix, e que continua a encantar milhões de telespectadores no mundo todo.

Um best-seller instantâneo desde o seu lançamento em 1992, o romance Kurt Seyit & Shura, de Nermin Bezmen, é um clássico da literatura turca contemporânea, um drama romântico que tem como cenário a decadência do Império Russo e a Primeira Guerra Mundial. Bezmen nos conta a história de um casal que vive um amor proibido à medida que foge da onda de devastação causada pela Revolução Bolchevique. Neta de Kurt Seyit, O Lobo, que procurou refúgio no já enfraquecido Império Otomano, a autora relata a história real até então traduzida para doze idiomas.
Kurt Seyit é o filho de um nobre abastado da Crimeia e um elegante primeiro tenente da Guarda Imperial. Ferido no front dos Cárpatos e, mais tarde, procurado pelos bolcheviques, ele faz uma fuga ousada através do Mar Negro. Orgulhoso para aceitar o pagamento por um carregamento de armas que ele entrega aos nacionalistas, Seyit enfrenta anos de luta para começar uma nova vida na República Turca que surge das cinzas do Império Otomano decadente. Tudo o que ele tem é a sua dignidade e o seu amor.
Shura é a linda e inocente menina, encantada pela música de Tchaikovsky e pelas luzes brilhantes de Moscou, que se apaixona por Seyit quando tem apenas quinze anos. Uma vítima em potencial na mira dos bolcheviques devido à riqueza e à posição social de sua família, ela está determinada a seguir seu coração e acompanhar Seyit na sua perigosa fuga pelo Mar Negro.
Ficha Técnica:
Autora: Nermin Bezmen | Idioma: português | 
ISBN: 978-85-66549-53-9 | Número de páginas: 360
Tradução: Feyza Howel e Maria Aparecida Mello Fontes


Quando vi que a Pedrazul iria lançar este livro, fiquei com muita vontade de ler, já que minha curiosidade estava bem aguçada, por conta de tantos comentários entusiasmados com a série da Netflix. Eu acabei não assistindo a série, por causa de alguns spoilers sobre o final, mas queria muito ler o livro.

Imagem da Série da Netflix
Não pude me jogar na leitura de imediato, já que de uma forma atípica, virei o ano com muitas leituras e resenhas atrasadas, e demorei um pouquinho para iniciar. Mas também quando peguei, devorei em apenas dois dias. 

Kurt Seyit é um jovem turco engajado na Guarda Imperial e muito ciente de sua honra e obrigações familiares. Um tenente da guarda de elite, e que aprendeu a duras penas, que lutar por aquilo que se deseja nem sempre é fácil ou sinal de que irá sair vitorioso. 

Shura tinha apenas 15 anos, quando olhou pela primeira vez nos insondáveis olhos de Kurt. Isso foi o bastante para que mesmo com tão pouca idade, se sentisse inebriada por sua atenção e passasse a nutrir por ele um amor intenso e ardente. Nunca poderia imaginar onde todo aquele amor, poderia os levar. 
 Era uma noite encantada, e Shura mantinha seus olhos presos aos dele. Era como se ela vivesse um conto de fadas. O Jardim repleto de neve resplandecia ao luar, e a música que vinha de dentro da casa envolvia os dois. (Pág. 14)
A história é baseada em eventos reais. Na verdade, o romance foi escrito pela neta de Kurt Seyit, Nermin Bezmen. Ela fez uma extensa pesquisa para escrever seus livros, incluindo encontrar a irmã da Sura, Tina (outro personagem da história) nos últimos anos e entrevistá-la. Podemos perceber o belo trabalho de pesquisa feita pela autora, que nos conta a história de seu avô, de forma cativante e com extensos relatos históricos. Temos a oportunidade de conhecer melhor uma Rússia na época do Czar e que estava tendo problemas com os Bolcheviques, e para quem ama um romance histórico que permita aprender muito sobre outra cultura e terra, este livro é um prato cheio.

Por conta desses problemas com os Bolcheviques, Kurt e Sura têm que partir rumo a outro continente, e é a partir daí, que seu amor será colocado constantemente em prova. Longe de casa, dos entes queridos e de tudo aquilo que lhes era conhecido, os dois terão que aprender com as dificuldades, a pobreza, a inveja e o ódio. Todos estes dilemas fazem aflorar o que têm de melhor e de pior. Transformando um grande amor, em quase um fardo.


Kurt Seyit & Shura, nos conta a trajetória de duas pessoas que se apaixonam, mas que por muitos motivos encontram muita dificuldade para ficarem juntos. Uma história de superação, de poder, de lutas, de dramas e de muita emoção. 

A história é envolvente e detalhada e me deixou completamente ligada nos seus desdobramentos. A autora tem uma forma toda própria de nos fazer refletir durante a leitura, e por várias vezes me peguei pensando, o quanto faz falta mantermos um bom diálogo em nossos relacionamentos. Apesar de se amarem loucamente, Kurt e Shura, nem sempre conseguiam se fazer entender e nem sempre se davam chance de entender o que realmente estava atrapalhando o seu relacionamento.

Há romance, mágoa, todos os tipos de emoções ... você vai chorar e se apaixonar, e chorar, e sofrer e querer ter o poder de ter feito o final deles diferente! Uma história de amor agridoce, que vai tocar seu coração e que nos mostra que nem sempre amar é o bastante para ser feliz. E que sempre devemos ter noção de que as escolhas que fazemos irão mudar os rumos de nossas vidas.


Quanto a parte técnica do livro: A capa é linda e traz a imagem do casal principal da série de TV. A diagramação é simples mas eficiente. Uma revisão impecável, que nos proporciona uma ótima leitura. No final do livro, temos algumas fotos de Kurt, Shura e outros amigos e familiares.
Seyit abraçou-a, beijou seu lábios longamente e murmurou: - Sabe, eu gostaria de poder trocar de lugar com eles, eu gostaria de ser congelado com você nos meus braços enquanto eu a beijo. Então, você ficaria nos meus braços e me beijando por toda a eternidade. (Seyit - Pág. 338)
Ao término da leitura, senti como se tivesse deixado meu coração na Rússia. Um coração compadecido por tudo que poderia ter sido, por tudo que eles deixaram de viver e principalmente por tudo que eles poderiam ter conseguido. Um relato real feito de forma encantadora. 
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

14 comentários:

  1. Oi Lia! Eu sabia da série e não fazia ideia que foi baseada em algo real. Não é aquele romance água com açúcar como acreditei ser. Que legal ter o livro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida.
      Eu gostei muito da maneira como a autora nos conta toda a trajetória do amor deles.
      Se tiver oportunidade dê uma conferida.
      Bjus

      Excluir
  2. Eita Lia, eu já estou sofrendo por antecipação!! Parece aquele tipo de história que deixa a gente com o coração na mão, adooooro!!! Excelente recomendação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi.
      se prepare para muitas emoções! Se tiver a oportunidade não deixe de conferir.
      Bjus

      Excluir
  3. Nossa, que resenha maravilhosa, Lia! Eu comecei a assistir a série na Netflix, mas parei ao ler spoiler do final no Facebook. Foi desanimador. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri.
      Eu gostei muito do livro, mas não pretendo assistir a série justamente por ter ficado sabendo do final.
      Bjus

      Excluir
  4. Li o livro ainda no ano passado. É apaixonante. A série perfeita. Atores talentosos, paisagens deslumbrantes, figurino perfeito e o lindo Kıvanç Tatlıtuğ, Hollywood não tem um ator à altura. Espero que sejam lançados no Brasil os demais livros de Nermin Bezmen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Também espero que a editora lance os outros livros.
      Obrigada pela visita.
      Bjus

      Excluir
  5. Olá, me chamo TAÍS.
    Comecei a assistir a série, mas estou sem coragem para terminar!
    Minha intuição e ansiedade fez com que eu avançasse alguns capítulos para descobrir se eles ficariam juntos!?
    Decepção total!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Totalmente deprimida, acordo à noite pensando no amor dos dois!
    Angustiada, choro ao pensar nos dois! Meu coração chega a doer!!!!!!!
    Daí pesquisando a história do casal, vi que é verídica e, cheguei até aqui.
    Vou adquirir o livro, para conhecer realmente a história do casal, uma vez que foi escrito pela neta do protagonista da história e, lendo algumas resenhas percebi que a série não retrata fielmente o livro.
    Terei certeza ao lê-lo.
    Abraços..........


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís.
      Bem-vinda ao Doces Letras. Obrigada por seu comentário.

      Excluir
  6. Olá, me chamo TAÍS.
    Comecei a assistir a série, mas estou sem coragem para terminar!
    Minha intuição e ansiedade fez com que eu avançasse alguns capítulos para descobrir se eles ficariam juntos!?
    Decepção total!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Totalmente deprimida, acordo à noite pensando no amor dos dois!
    Angustiada, choro ao pensar nos dois! Meu coração chega a doer!!!!!!!
    Daí pesquisando a história do casal, vi que é verídica e, cheguei até aqui.
    Vou adquirir o livro, para conhecer realmente a história do casal, uma vez que foi escrito pela neta do protagonista da história e, lendo algumas resenhas percebi que a série não retrata fielmente o livro.
    Terei certeza ao lê-lo.
    Abraços..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís.
      Eu não assisti a série justamente por ter lido alguns comentários sobre o final. Eu sei que não me agradaria, então desisti de acompanhar. Acabei recebendo o livro de parceria e gostei da leitura.
      Espero que consiga ler em breve e que se sinta bem com a leitura.
      Obrigada pela visita.
      Bjus

      Excluir
  7. Eu não sei nem o que dizer, fiquei muito triste com final de Sura, ela não merecia este final, me decepsonei totalmente com Seyt, jamais poderia me conformar com o que fez com Sura, se realmente ele sofreu preferiria que tivesse morrido ele foi muito cruel, não gostei,de um lado coloca o sofrimento e lealdade de Ceill é do outro um protagonista metido que trouxe a infelicidade é sofrimento de uma pessoa que só demonstrou amor o tempo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final foi triste pra mim também. Mas não tinha como a autora fazer diferente já que a história é baseada na história real dos avós dela. Foi muito sofrimento mesmo por parte de Sura.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!