[RESENHA] O que te Faz Mais Forte | Jeff Bauman e Bret Witter | Editora Vestígio



  Olá pessoal! Tudo bem?
  Hoje eu trago para vocês, a incrível história do livro O que te Faz Mais  Forte escrito por  Jeff Bauman com Bret Witter que a Editora Vestígio está lançando. Estou  ansiosa para conferir a adaptação logo.


. Dados Sobre o Livro:

. Título: O que te Faz Mais  Forte
. Título Original: Stronger
. Autores: Jeff Bauman com Bret Witter
. Editora: Vestígio
. 1ª Edição
. Ano: 2017
. 286 Páginas
. ISBN: 978-85-8286-422-7
. Tradução: Antonio Carlos Vilela
. Sinopse: O livro best-seller do New York Times que deu origem ao filme A história do principal sobrevivente do atentado à Maratona de Boston 2013 Em 16 de abril de 2013, Jeff Bauman acordou no Centro Médico de Boston, atordoado após uma série de cirurgias de emergência e sem as duas pernas. Apenas trinta horas antes, Jeff estava na linha de chegada da Maratona de Boston, para incentivar sua namorada, Erin, quando a primeira bomba explodiu junto a seus pés. Ao acordar, em vez de parar e pensar em como sua vida se alterara completamente, ele tentou arrancar o tubo de oxigênio para falar, mas não conseguiu. Então, escreveu sete palavras: “Vi o cara. Olhou bem pra mim”, dando início a uma das maiores caçadas humanas da história dos Estados Unidos e começando sua própria jornada de recuperação. Em O que te faz mais forte, Jeff Bauman descreve o caos e o terror do atentado em si e a investigação do FBI que se seguiu, na qual atuou como testemunha-chave.

“Todo mundo, naquele dia, cuidou de mim. Eles salvaram minha vida. São heróis, porque me deram esta oportunidade. Eles me deram a chance de provar que eu... nós... somos melhores do que covardes com bombas. Que não nos abatemos. E não temos  medo. Nós somos mais fortes.” 
( pág. 14 )

Superação

    Algumas biografias chegam às mãos do leitor para mostrar como a realidade pode mudar em questão de segundos, que a vida pode tomar um impacto tão profundo que somente a superação ajudará enfrentar as dificuldades.

    Com um relato surpreendente, O Que Te Faz Mais Forte é um livro autobiográfico que mostra como Jeff Bauman precisou  superar a tragédia e se adaptar a sua nova vida, após o ataque terrorista no dia 15 de Abril de 2013, quando duas bombas explodiram durante a maratona de Boston causando a morte de três e ferindo 260 pessoas.

    A história inicia-se  com Jeff na calçada perto da linha de chegada da Maratona de Boston, assistindo  e aguardando a chegada da sua namorada Erin Hurley que estava correndo para levantar dinheiro para renovar a unidade de terapia do hospital Brigham and Women’s.

    As ruas, os restaurantes e bares estavam abarrotados de pessoas prestigiando a corrida e curtindo o feriado especial nos Estados Unidos, no entanto um homem de óculos de sol, boné de beisebol branco com a aba cobrindo seu rosto e que vestia um casaco com capuz conseguiu chamar a atenção de Jeff. O homem que permanecia muito sério estava a poucos centímetros à direita de Jeff e era a única pessoa que não estava se divertindo.

   Ao olhar novamente para a direção do homem que parecia desnorteado, Jeff nota que ele havia desaparecido e uma mochila estava largada no chão. Incomodado, Jeff resolve olhar para os lados na esperança de encontrar o cara. Mas sem tempo, Jeff  escutou um estrondo imenso de bomba explodindo e segundos depois mais uma bomba sendo detonada.

   Durante o verdadeiro caos com muito pânico, Jeff foi socorrido por um homem com chapéu de caubói que rapidamente levou ele para o hospital direto para mesa de cirurgia, pois durante a explosão Jeff perdeu as duas pernas dos joelhos pra baixo e o único recurso para salvá-lo era amputando as pernas dele.
   Quando Jeff acordou da cirurgia, ele observou dois agentes do FBI mais o comissário da polícia estadual ao lado da cama esperando Jeff acordar para fazer algumas perguntas, uma descrição e retrato falado do homem que havia provocado o atentado.

   A partir deste ponto os policiais começaram as investigações e a caçada aos terroristas. Enquanto Jeff tornava-se uma testemunha-chave, também iniciava  uma luta pessoal para enfrentar as dificuldades com a nova fase de sua vida e aprender a dar valor para os mínimos detalhes.

   A leitura é emocionante do início ao fim. Jeff descreve o momento com tanta clareza, não poupando nenhum detalhe. Principalmente quando foi atingido pela bomba, sua amiga Michele pedindo ajuda e todas as pessoas que foram atingidas pelas bombas gritando e sofrendo com a cena de terror.  

   Já assistimos vários atentados terroristas pela televisão, por mais que a gente leia e assista a respeito deste assunto, é impossível se imaginar vivenciando esse terror. É extremamente assustador.
   Graças à coragem e a solidariedade de policiais, voluntários da corrida e outras pessoas que estavam ali assistindo a maratona e não foram atingidos pela bomba que Jeff e outros sobreviventes estão tendo uma nova chance de seguir em frente.

   Uma dessas pessoas que ele lembrou e mencionou muito é o homem usando um chapéu de caubói que carregou ele até uma cadeira de rodas e levou Jeff para o hospital. Graças ao socorrista, Jeff foi a primeira vítima a deixar a cena do atentado e a primeira a entrar no centro médico de Boston.

   A capa do livro é acompanha do cartaz do filme com o ator Jacob Benjamin Gyllenhaal que interpretará Jeff. A diagramação está sensacional nas folhas amareladas do papel off-white. A edição contém algumas páginas com aproximadamente dezenove fotos em preto e branco de Jeff Bauman antes e após o atentado.

   Enfim é uma leitura que mostra uma lição de vida e vale muito tirar um momento para conhecer a história de Jeff. Recomendo para todos os leitores, pois na maioria das vezes reclamamos de algumas situações à toa e esses exemplos servem para mostrar que tem pessoas com problemas realmente piores do que os nossos e estão felizes porque estão vivas.  Não vejo a hora de assistir a adaptação cinematográfica da história.

Livro oferecido gentilmente pela Editora Vestígio.
 “ ...Sorria todos os dias, só porque o sol estava brilhando. 
E quando o tempo fechava, ele sorria para a chuva.”  
 ( pág. 125 )

    . Sobre o autor:

     Jeff Bauman era um jovem comum de 27 anos, com um emprego, uma namorada e uma paixão por esportes, quando uma bomba lhe tirou as duas pernas perto da linha de chegada da Maratona de Boston. Uma fotografia famosa tirada do local e o papel vital de Jeff na identificação do terrorista - enquanto ainda estava na cama da unidade de terapia intensiva - fizeram dele a face da tragédia, mas foram sua determinação, seu humor e sua atitude positiva que inspiraram milhões de pessoas. Hoje ele viaja pelos EUA compartilhando sua história de obstinação e esperança.
=============================================================================
   Já leu O que Te Faz Mais Forte? Tem vontade de lê-lo?
   Então deixa sua opinião nos comentários.

6 comentários:

  1. Oi, Kênia!
    Eu não sou de ler biografias, mas fiquei bem interessada foi na adaptação do filme.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu.
      Deve ser um filme bem emocionante. Espero que tenha a oportunidade de assistir.
      Bjus

      Excluir
  2. Oii Kênia, tudo bem ? Gosto muito de livros que nos fazem refletir sobre a vida é que vem com lições de vida.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol.
      Este livro deve ter uma história bem forte e impactante.
      Bjus

      Excluir
  3. Parece de fato uma história forte. Não sou fã de biografia, mas confesso que algumas me chamam atenção, como essa.
    Bojo florzinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janise.
      Também não costumo ler biografias, mas esta tem uma forte história de dor e de superação. Vale a pena.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!