[RESENHA] A Lista - Cecelia Ahern - Editora Novo Conceito


Bom dia meus doces!

Hoje vou falar das minhas impressões sobre o livro A Lista e o quanto me senti tocada por ele.


A LISTA

Ficha Técnica:
Autora: CECELIA AHERN
Título: A Lista
ISBN: 9788581636832
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 384
Preço Sugerido: R$ 39.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: DRAMA

Sinopse:
Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
LEIA UM TRECHO.

Sobre o autor:

Cecelia Ahern é irlandesa e formou-se em Jornalismo e Meios de Comunicação. Aos 21 anos escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu te Amo, que se tornou best-seller imediatamente e foi adaptado para o cinema – assim como Simplesmente Acontece. O Presente, O Livro do Amanhã e A Vez da Minha Vida também são best-sellers em todo o mundo. As obras de Cecelia Ahern são publicadas em 46 países e já venderam, ao todo, mais de 13 milhões de cópias. Ela vive em Dublin com sua família.


Quando soube do lançamento deste livro, logo fiquei curiosa sobre qual seria o enredo, já que a sinopse falava de uma lista com cem nomes e toda uma história por trás dessa lista. Até hoje só li dois livros da autora: A Vez da Minha vida(resenha) foi o meu primeiro contato com sua escrita e apesar de ter achado que não iria gostar, acabei apreciando a história e tirando boas lições dela. O outro livro foi P.S. Eu Te Amo, o qual apesar de ter gostado, fiquei achando que o filme foi melhor, o que é algo bem raro de acontecer.
Por isso não tinha grandes expectativas em relação A Lista, além da curiosidade que comentei acima.

Aos poucos a história de Kitty Logan, esta jornalista que se encontra numa péssima fase de vida e que além disso não parece ter lá muito bom caráter foi me conquistando, me envolvendo e acabando por me pegar de jeito. kkk

Cecelia tem um jeitinho manso de ir chegando e nos envolvendo em suas histórias, um jeitinho que me conquistou, mesmo eu tendo achado a história meio arrastada no início, e achando que em algumas partes ela poderia ter sido mais sucinta.

A Lista nos conta a história de Kitty Logan, uma jornalista que passou os últimos anos na luta para ter o seu grande momento. Uma mulher tão envolvida com sua carreira que nunca deixa de colocar o jornalismo em primeiro lugar. Felizmente ela tem uma melhor amiga e mentora em Constance, a qual está sempre pronta para ajudá-la a ver o erro de seus caminhos. O que não a impediu de se meter em sérios problemas com a rede de TV na qual ela está trabalhando e ainda por cima ser a culpada de arruinar a vida de um homem inocente ...

Kitty recebe uma tarefa que será a mais importante de sua vida: escrever a história de sua mentora. Kitty não só tem de rastrear e atender as pessoas na lista, mas descobrir o que os liga. E, no processo de ouvir histórias de pessoas comuns, ela começa a entender a sua própria.

Algumas vezes me peguei irritada com Kitty, pois sua fome por sucesso, acaba atrapalhando sua vida e sempre fazendo estragos com as dos outros, mas ao mesmo tempo, sua imperfeição a tornou mais real para mim. Embora ela se considere uma jornalista que pode encontrar uma história em qualquer pessoa, encontrar a conexão entre 100 pessoas aparentemente aleatórias espalhadas por Dublin parece impossível.

Muitas das pessoas procuradas por Kitty não tem vontade de falar com uma jornalista. Outras pessoas resolvem falar com ela, mas não tem ideia por que foram incluídas na lista de Constance. No entanto, contar a história de Constance é a última chance da Kitty para salvar sua carreira, e ela prossegue sua tarefa com perseverança e fervor.

Neste romance teremos vários personagens como já sugere o título e ficaremos conhecendo suas histórias, mas mesmo simpatizando com alguns, não me senti conectada ou torcendo por nenhum deles. É claro que o único personagem que não fiquei conhecendo em profundidade foi Kitty, mas talvez fosse esta a ideia mesmo. Fazer com que nos sentíssemos solidárias com ela, mesmo sem a conhecer profundamente.

O mistério em torno do que tinha oculto naquela lista, primeiro me atraiu e em seguida, quando ela começou a trabalhar na história de Constance, eu fui me sentindo tão agoniada quanto Kitty para encontrar a conexão!

Aos poucos a história de Kitty Logan, esta jornalista que se encontra numa péssima fase de vida e que tem muito a aprender como pessoa, foi me conquistando, me envolvendo e acabando por me pegar de jeito. kkk

A Lista é uma história que apesar de ter alguns clichês, também é comovente, suave, divertida e um pouco diferente. Uma história que facilmente entretém, com seu elenco de personagens ecléticos e uma capacidade de nos mostrar vidas aparentemente normais, mas que ligadas formam uma incrível história.

" Kitty concluiu a sua fala e prendeu a respiração, esperando por alguma reação. A sala ficou em completo silêncio. Se saber mais o que dizer, ela olhou para os amigos da lista, que continuavam de pé, ao lado dela. Mary Rose estava com os olhos arregalados. Eva, com as bochechas coradas. E Birdie apoiou o braço no encosto de uma cadeira para manter-se firme.
De repente, Bob levantou-se e começou a bater palmas, devagar no começo, depois mais forte, e Kitty viu que ele continuava com os olhos cheios de lágrimas."

Que tal descobrir o que Constance quis nos ensinar, através de sua lista?
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

16 comentários:

  1. Gostei da proposta, Lia. Ainda não li nenhum dos famosos livros da autora... sei lá por quê.
    Acho intrigante uma narrativa partir de um ponto de dor - tadinha da Kitty - para avançar em descobertas, afinal, as pancadas da vida nos fazem avançar, não é? Cada pessoa tem sua história, que pode nos fazer refletir, nos ensinar algo ou apontar o que não percebemos... tão fácil julgar, mas não sabemos o que as pessoas viveram e descobrir o que têm a falar pode ser muito revelador e fazer nossas opiniões mudarem.
    A lista vai pra minha lista, haha.
    Bj
    Ler para divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Manu, o livro tem uma ótima proposta, e a história comove.
      Acho que você irá curtir esta história.
      Bjus

      Excluir
  2. Olá Lia,

    Esse livro está na minha lista de desejados, gosto demais da escrita da autora e espero ler e gostar também....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, é um bom livro e se você já curte a escrita dela, com certeza vai gostar.
      Bjus

      Excluir
  3. Eu quero tanto esse livro,
    vejo todo elogiando e minha ansiedade só aumenta

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a leitura vai valer a pena Pepi.
      Seja bem vinda ao Doces Letras.
      Bjus

      Excluir
  4. Que história Lia! Parece ser bem interessante acompanhar a personagem Kitty ir atrás dos outros personagens. Fiquei bem curiosa, vou colocá-lo na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kênia, a história é interessante e cativante.
      Pode conferir que vai gostar flor.
      Bjus

      Excluir
  5. Fiquei curiosa para saber no que vai dar esta lista, então...só lendo o romance de Cecelia Ahern, para entender um pouquinho todo esse mistério que envolve as pessoas na lista.Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel minha linda, se tiver oportunidade leia.
      Um livro que emociona e com uma boa história.
      Bjus

      Excluir
  6. Olá,
    Confesso que nunca cheguei a ler nada dessa autora, mas tenho curiosidade pelos seus livros, especialmente esse que tem uma premissa super bacana e que despertou minha curiosidade de cara.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia, Tudo bom?
    Então, pelo titulo do livro eu imaginei algo completamente diferente do que você contou em sua resenha. E fiquei morrendo de curiosidade para ler esse livro, principalmente por causa dos "defeitos" que você citou sobre a Kitty. Pode até parecer estranho, mas a maioria dos personagens que eu mais gosto são cheios de defeitos! Como você disse, eles se tornam mais reais e algo que gostei bastante foi a ausência de um romance em sua resenha. Eu li P.S. Eu te amo, e confesso que gosto um pouco mais do filme do que do livro também, e algumas coisas me incomodaram um pouco na personagem principal do livro PS Eu te amo, mas pela Kitty parecer ter um temperamento diferente da Holly, eu acredito que possa gostar mais da Kitty! rsrsr
    Acabei falando demais.
    Bjs.

    http://mundoagridoce06.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, seja bem vinda ao Doces Letras!
      Acho que vai curtir este livro. Se tiver oportunidade confira!
      Obrigada pela visita e comentário.
      Bjus

      Excluir
  8. Oi Lia! Confesso que esperava mais dessa história.... senti que ficou faltando algo no enredo para me conquistar...
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, sei bem como é isso... É chato quando acontece.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!