[RESENHA] Neve na Primavera - Sarah Jio - Novo Conceito


Boa noite leitores!


Nova resenha no blog!
Hoje vou falar sobre um livro que conseguiu me cativar e emocionar!


NEVE NA PRIMAVERA

Ficha Técnica:
Autor(a): Sarah Jio
Gênero: Drama
Nro Páginas: 336
ISBN: 9788581637211

Sinopse:
SEATTLE, 1933. Vera Ray dá um beijo no pequeno Daniel e, mesmo contrariada, sai para trabalhar. Ela odeia o turno da noite, mas o emprego de camareira no hotel garante o sustento de seu filho.

Na manhã seguinte, o dia 2 de maio, uma nevasca desaba sobre a cidade.

Vera se apressa para chegar em casa antes de Daniel acordar, mas encontra vazia a cama do menino. O ursinho de pelúcia está jogado na rua, esquecido sobre a neve.

Na Seattle do nosso tempo, a repórter Claire Aldridge é despertada por uma tempestade de neve fora de época. O dia é 2 de maio. Designada para escrever sobre esse fenômeno, que acontece pela segunda vez em setenta anos,

Claire se interessa pelo caso do desaparecimento de Daniel Ray, que permanece sem solução, e promete a si mesma chegar à verdade. Ela descobrirá, também, que está mais próxima de Vera do que imaginava.
LEIA UM TRECHO.

Capa Original


Sobre o autor:

Sarah Jio é jornalista e escreve para revistas como SELF, Real Simple, Cooking Light e O, The Oprah Magazine, entre outras. Nos últimos anos mantém um blog na “;Glamour.com”; sobre saúde e bem-estar. Vive em Seattle com o marido, seus três filhos e um golden retriever.
As Violetas de Março é o seu primeiro romance e foi considerado o melhor livro do ano (2011) pelo Library Journal.


Neve na Primavera alterna entre a história de Claire no presente e a história de Vera Ray em 1933. A história é narrada por estas duas protagonistas, algo que achei muito bom, e que funcionou muito bem neste enredo.

No ano de 1933, durante uma tempestade de neve fora de época, um menino de 3 anos de idade desapareceu enquanto sua mãe estava no trabalho. Durante a Grande Depressão, Vera tem pouca escolha a não ser deixar seu jovem filho Daniel sozinho, enquanto ela trabalha à noite como camareira em um Hotel. Na noite da tempestade, Vera retorna para casa para encontrar seu filho desaparecido e seu amado ursinho de pelúcia jogado na neve. A vida de Vera é virada de cabeça para baixo por esta perda, e nada mais vai ser como era.

Imagem retirada do Google
Em 2010, Claire Aldridge é uma repórter que está sendo designada para fazer uma matéria sobre a neve fora de época em plena primavera. Um fato que só aconteceu uma vez antes em 1933. Quando ela começa a pesquisar o que aconteceu da última vez, ela fica sabendo sobre o desaparecimente de um menino que até hoje não tem solução. Assim seu lado investigativo vem à tona e ela resolve descobrir o que realmente aconteceu. Conforme ela começa a desvendar o mistério, percebe que ela está conectada a Vera, embora de uma forma muito inesperada. 

Claire está passando por problemas pessoais que a deixam triste e angustiada e talvez por isto, esta matéria seja tão interessante para ela. Através de sua investigação e descobertas, ela terá a possibilidade de rever alguns conceitos, de se colocar no lugar do outro e de pensar melhor sobre sua própria vida.

Aos poucos vamos conhecendo mais sobre Vera. Sua vida, seus problemas e finalmente toda a sua dor pela perda de um filho. A maneira como a autora vai nos revelando estes acontecimentos, fez com que eu me sentisse muito próxima de Vera, que me sentisse angustiada com sua perda, com sua procura pelo filho. Como mãe, a história de Vera me tocou demais, e sofri com ela.

Eu me solidarizei com Vera, mas também queria ver Claire trabalhar através da dor em torno de sua tragédia pessoal, queria saber qual seria o desfecho destas duas histórias, destas duas mulheres, que mesmo vivendo em épocas diferentes tinham tanto em comum. 

A história tem uma trama bem elaborada, e a autora tem uma escrita leve e fluída, mesmo em se tratando de um drama. As descobertas de Claire no presente vão aos poucos se emaranhando com os acontecimentos do passado e as peças vão se encaixando tal qual um quebra cabeça.

Os personagens secundários dão mais brilho a história e contribuem para que ela seja mais interessante, e só fazem somar a trama. 

A única ressalva ao romance e o que me incomodou um pouco durante a leitura foram as inúmeras coincidências e conexões. Algumas vezes, consegui descobrir o mistério antes de revelado. Mesmo assim a história me prendeu com as referências históricas interessantes e as relações e conflitos entre os personagens. 

A Novo Conceito fez um belo trabalho gráfico. A capa está linda! Adorei as cores e as flores escolhidas. Gostei muito da diagramação. As fontes são de um tamanho perfeita para a cegueta aqui e a cor das páginas facilitaram a leitura.

Em Neve na Primavera o passado e o presente se entrelaçam de uma maneira que faz com que os acontecimentos nestas duas épocas se tornem significativos. Sarah Jio, soube mesclar com maestria o passado com o presente numa história que nos mostra a força do amor, a dor das perdas e a redenção que podemos alcançar.

Uma leitura cativante que não posso deixar de recomendar.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

20 comentários:

  1. A capa tá muito perfeita né?! Bem mais bonita que a original e caramba cara, eu vi essa capa e juro que pensei que era um romance. E pela sua resenha na realidade me pareceu ser melhor ainda. Fiquei muito curiosa para saber da tragetória dessas duas mulheres. Que tantas ligações são essas que vão aparecendo em comum entre a vida das duas. E claro o que houve com o menininho. Esse livro me dá a impressão de que vai me fazer chorar horrores. Mas agora fiquei muito curiosa e preciso ler.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih, leia sem medo.
      O livro tem uma boa história e com certeza você irá se emocionar com ela.
      Bjus

      Excluir
  2. Lia, eu adoro histórias que compõem duas ou mais historias que no final de unem, apesar de sua ressalva, vou dar sim uma oportunidade para a leitura. Acho que vou curtir! Como sempre ótima resenha!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi também curto histórias assim.
      E a história vale a pena. Pode se jogar sem medo.
      Obrigada.
      Bjus

      Excluir
  3. Olá Lia,
    Sua resenha mostrou que o livro tem tudo para ser maravilhoso. A capa é encantadora e a história cativante. Vou arrumar uma oportunidade de comprar esse livro.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  4. oi flor, este com certeza foi um dos melhores do ano,a história permanece viva na minha mente! é muito cativante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, essa história é daquelas que nos acompanha mesmo.
      Bjus

      Excluir
  5. Oi Lia! Menina, eu li essa obra e chorrei - risos.
    Não esperava tanto, mas quando li fiquei completamente apaixonada.
    Amei sua resenha

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda.
      É uma história comovente, ainda mais pra quem tem filhos.
      Bjus

      Excluir
  6. A historia parece muito cativante, vou conferir sua dica com certeza!

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog
    Curte a Fanpage? xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecilia é uma história comovente.
      Vale a pena conferir.
      Bjus

      Excluir
  7. Oi!
    Tenho o livro aqui e não vejo a hora de conhecer o trabalho dessa autora!, gostei da resenha.
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, acho que você vai gostar da leitura.
      Depois me conta o que achou.
      Abraço.

      Excluir
  8. Oi Lia!
    Que linda resenha a sua"! Pelo quye li sobre a história e conhecendo a autora através de As Violetas de Março sabia que seria uma história emocionante, mas pela sua narrativa vai tocar o coração de muitos leitores.
    Beijos


    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irene.
      Obrigada querida.
      É um livro que emociona mesmo.
      Bjus

      Excluir
  9. Oi Lia
    Fiquei bem interessada nesse livro, a história parece ser bem intensa e emocionante. Li agora a pouco uma resenha sobre esse livro, agora passei aqui e li a sua resenha também e gostei muito... tudo indica que vou acabar comprando esse livro :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, obrigada pela visita.
      Acho que o livro tem tudo para te agradar.
      Bjus

      Excluir
  10. Lia estou gostando de ver com esta xícara na mão, da um ar de aconchego,rssr...NEVE NA PRIMAVERA, amei a capa, a sinopse me fez querer ler o livro e acompanhar a história com muito carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Raquel! Estou babando nele até agora! hahahah
      Se tiver oportunidade pode conferir que o livro é muito bom!
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!