[RESENHA] Amor Amargo - Jennifer Brown - Editora Gutenberg


Olá leitores!
Hoje venho deixar minhas impressões sobre uma história forte e tocante.
Vem comigo...

Sinopse:
Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.Até Cole aparecer.Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade… Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.
Ficha Técnica:
Páginas: 256 | Título original: Bitter End
Editora Gutenberg | Mês/Ano de publicação: 08/2015
ISBN: 9788582353066


Começar esta resenha foi um pouco complicado. Eu não conseguia colocar as minhas ideias em ordem, poder exprimir com clareza as minhas sensações com esta leitura. Eu ainda não tinha lido nada desta autora, então não estava preparada para a enxurrada de emoções e questionamentos que foram surgindo no decorrer da história. Infelizmente Amor Amargo trata de um tema que ainda é muito atual e presente nas vidas de milhares de mulheres por este mundo de Deus.

Eu mesma convivi com situações parecidas em minha infância e início da juventude e talvez por ter vivenciado algo assim tão de perto, esta história tenha doído tanto e mexido tanto comigo. Nem sei mensurar o quanto a alma dói ao presenciarmos alguém ser agredido sem esperar, sem motivos e sem merecer, porque ninguém, não importa qual seja o motivo merece passar por isso.


Acompanhar a trajetória do relacionamento tóxico de Alex com Cole, foi extremamente desgastante. A cada nova agressão, a cada vez que ela ia perdendo os laços com sua realidade, com seus amigos, e sempre se achando culpada mesmo sem entender direito como aquilo podia estar acontecendo com ela, é tocante no mínimo.

Jennifer Brown não tapou o sol com a peneira, ela deixou que ele nos atingisse na cara em cheio. Nos mostrando de uma forma realista e impactante o quanto tudo isso é real, é passível de estar acontecendo próximo de nós, até mesmo com alguém que conhecemos e nem mesmo nos damos conta, muitas vezes até ser tarde demais.

Alex era uma jovem tranquila e levava uma vida até certo ponto confortável. Tinha lá seus questionamentos, suas dúvidas e as inseguranças comuns a uma adolescente. Tinha um pai presente até certo ponto, pois não levava muito jeito para se abrir com as filhas. Tinha duas irmãs e cada uma a seu modo tinham amor por ela. E claro tinha seus dois melhores amigos, que estavam sempre presentes, eram quase irmãos.  Bethany e Zach eram seus amigos de longa data, estavam com uma viagem programada para depois da formatura, sua vida parecia perfeita até que chegou Cole e tudo foi ladeira abaixo.

Um jovem bonito, do time de basquete, forte mas com um gênio bem complicado, agressivo, e daqueles covardes que sempre pede desculpas depois de fazer algo errado, como se desculpa bastasse para resolver tudo. Nem sempre o que reluz é ouro. Nem sempre devemos nos deixar seduzir pelas aparências.

Gostei muito da maneira como a autora desenvolveu a história, de como nos apresentou Alex e todos os seus dilemas, moldando sua personalidade e fazendo com que eu criasse empatia por ela. Gostei muito dos personagens. Todos têm seu papel no desdobramento da história, na maneira como os acontecimentos iam se encaixando e fazendo sentido. Zach e Bethany são aqueles tipos de amigos que todos deveríamos ter e foi muito lindo ver o quanto eles sempre estavam ali para a Alex. 


A leitura foi rápida e como falei anteriormente intensa. Acho que todo mundo deveria ler este livro, principalmente as adolescentes que estão naquela fase difícil de se autoconhecer e ao mesmo tempo de absorver o mundo e tudo o que ele pode proporcionar.

Amor Amargo, deixa muitos questionamentos, muitos ensinamentos e a certeza que precisamos parar de nos calar ou de não nos importar quando alguém precisa de ajuda. 

Até a próxima. 

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

8 comentários:

  1. Olá, Lia.
    Eu já tinha lido outro livro da autora, por isso já estava acostumada com a escrita dela. Ela não enfeita nada mesmo não. Eu amei esse livro, até porque ele me fez reconhecer que já passei por um relacionamento abusivo e achava que não porque não teve agressão física. Acho que é um livro que todos deveriam ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      Realmente a escrita dela é forte. Como você também acho que todos os adolescentes deveriam ler. É muito difícil perceber um relacionamento abusivo quando se está apaixonada. Ainda bem que você saiu a tempo.
      Beijão.

      Excluir
  2. Oi Lia,
    que resenha mais intensa. Esse é um assunto tão difícil de ler, e pelo o que comentou a autora conseguiu transmitir toda a emoção dos personagens a ponto de te fazer sofrer com eles. Já ouvi muitos elogios sobre a autora e depois de uma resenha como essa impossível não querer ler. Parabéns.
    bjs.
    Pri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri.
      Obrigada. Espero que tenha a oportunidade de ler. Mexeu muito comigo.
      Bjus

      Excluir
  3. Oiii Lia

    Eu tenho Mil Palavras dessa mesma autora pendente pra ler. Eu adoro os livros dela porque não se limitam em ser apenas mais um romance juvenil, mas ela sempre busca tocar em um tema atual e duro.
    Quero muito conferir Amor Amargo, conhecer como a autora desenvolveu esse relacionamento entre o casal protagonista e os questionamentos que a trama traz.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice.
      Não conheço Mil Palavras, vou procurar. Gostei muito da escrita forte e direta dela.
      Bjus

      Excluir
  4. olha o que doí é saber que é comum! só de ler o que você escreveu fiquei agoniada! vou anotar na minha listinha!
    gostei da maneira como escreve!
    beijinhos

    blog: https://adeliadanielablog.blogspot.com/2018/10/sra-poe-lynn-cullen.html
    insta: adeliadaniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelia.
      Dói mesmo e ainda é muito difícil de se falar sobre isso, por isso recomendo mesmo que leia.
      Obrigada pela visita.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!