[RESENHA] A Duquesa Feia #3 - Eloisa James - Editora Arqueiro


Bom dia leitores!
Chegando com uma nova resenha de romance de época para vocês!
Um livro encantador, mas que ao mesmo tempo nos trás uma história forte e triste.
Vem comigo...

Sinopse:
Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia?

Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado.
Ainda assim, os tablóides dizem que a união não durará mais do que seis meses.
Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre… até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote.
E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação.
Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.
Ficha Técnica: 
Série: Contos de Fadas # 3 | Autora: Eloisa James
Ano: 2018 / Páginas: 272 | Editora: Arqueiro
Idioma: português | ISBN-13: 9788580418491


A Duquesa Feia é o terceiro volume da Série Contos de Fadas da autora Eloisa James. Os livros podem ser lidos fora de ordem, pois as histórias são independentes e não têm ligação entre si. Cada uma é uma releitura de um conto de fadas diferente. Mas como sempre digo em relação as séries, tenho TOC e sempre prefiro ler na ordem. 

Neste novo romance da série, fui levada e carregada pelas emoções que a autora fez transbordar das páginas. Eu gostei dos outros dois livros: Quando a Bela Domou a Fera e Um Beijo à Meia-Noite, ambos têm resenha no blog e para conferir é só clicar nos títulos. Mas desta vez eu fui completamente fisgada pelos personagens. É claro que não foi perfeito, pois algumas atitudes do mocinho me deixaram chateada, mas entendi que fazia parte da época a qual a história se passa. A mocinha é completamente encantadora, guerreira e amei sua força.


Theodora ou Theo/Daisy como é chamada e James são amigos desde pequenos. Sempre se deram muito bem, e sempre se protegeram e se ajudaram. Após o pai de Theo falecer, ela e a mãe vão morar na mansão de James, já que seu pai era o melhor amigo do pai de Theo e seu tutor legal e ele é quem está responsável por sua fortuna. Os dois têm uma amizade linda, se sentem como irmãos, mas conforme foram crescendo começaram a perceber e sentir coisas diferentes pelo outro, coisas que por serem muito jovens e inexperientes não sabiam definir. 

Theo sempre se considerou feia, fora dos padrões e isso se intensifica quando chega a época de debutar e ela se vê no meio de tão belas donzelas. Por sua vez James sempre foi lindo, parecia um anjo e sempre foi admirado e desejado por todas as debutantes e suas mães casamenteiras. As únicas pessoas que sempre amaram Theo e a achavam bonita eram sua mãe e James. 

Theo era insegura quanto a sua aparência e tudo ficou pior quando um jornaleco resolve fazer uma caricatura sua a chamando de feia. A partir daí isso se torna um estigma para sua vida, e forja sua personalidade. Este é o motivo das decisões de James a machucarem tanto quando descobertas. 

Quando Theo chega na idade de se casar o pai de James vem com uma proposta inusitada. James deveria pedir Theo em casamento para que um certo deslize muito sério do Duque não seja descoberto. James recusa a princípio e tenta não se render ao pai, mas acaba aceitando para poder preservar o nome da família e ao mesmo tempo tentar ajudar Theo a recuperar o que foi perdido por seu pai. 

A solução para este problema e a maneira como James lidou com ele, foi algo que me incomodou bastante, já que os dois eram tão amigos, amigos verdadeiros e acho eu que poderiam ter resolvido tudo em uma conversa honesta. Mas, se assim fosse talvez não houvesse como vermos o despertar da maturidade de Theo e sua luta para ser alguém e reerguer a sua fortuna e nome da família de James. Ao mesmo tempo vimos um James completamente equivocado e extremamente infantil em assumir os riscos de suas decisões preferindo fugir e mudar sua vida radicalmente.  Apesar da decisão de James ter me incomodado, aos poucos com algumas atitudes ele foi recuperando meu apreço e ao final do livro já tinha me conquistado novamente. 

Mesmo estranhando ser pedida em casamento por James, nossa mocinha resolve deixar o medo e a insegurança de lado e aceita compartilhar o resto de sua vida com ele. Claro que nada será assim tão fácil, pois onde tem segredos, dificilmente a felicidade mora. Após o casamento Theo e James compartilham uma noite delirantemente feliz, e James acha que tudo vai ficar bem e que tudo pode dar certo no final das contas. No entanto o duque pai de James aparece no dia seguinte e interrompe o jovem casal durante uma cena bem constrangedora. Theo fica muito envergonhada e sai correndo, mas não para tão longe. Ela acaba ouvindo o duque agradecer James pelo seu "sacrifício" (isto é, estar disposto a casar com uma mulher feia), e claro que Theo não iria entender e nem perdoar James.  Ela o expulsa de casa e isso faz com que James se afaste, saia do país e, finalmente, assuma uma carreira inesperada e leve muitos anos para aparecer de volta.

É durante esse afastamento que vemos o quanto nossa mocinha se supera, aprende, e consegue finalmente dar a volta por cima. Enquanto isso James assume riscos como se sua vida não valesse nada, querendo expurgar seus pecados por assim dizer. O tempo todo em que estão afastados os dois sentem saudades, sofrem, mas por orgulho, raiva e humilhação não dão o braço a torcer e a separação acaba se estendendo demais, até que finalmente James resolve voltar pra casa e encontra Theo tentando fazer que sua morte seja anunciada e assim ela possa enfim casar novamente e ser feliz. 

Já podem imaginar como tudo vai virar de pernas pro ar com a volta de nosso mocinho e como será complicado fazer as coisas se acertarem entre eles, já que a despedida foi rude e amarga. Eu não vou contar mais pois acho que perde-se muito dos sentimentos que são despertados com a história, como: raiva, tristeza, humor, decepção, incredulidade e finalmente a alegria de ver o final feliz. 

Eloisa James tem uma maneira encantadora de nos contar uma história, fazendo que a mesma ganhe vida e vá nos envolvendo aos poucos e nos fazendo gostar de seu romance. Mesmo com as ressalvas que fiz, ela me fez viajar em sua história, lutar ao lado de Theo na reconstrução de sua vida e em seu amadurecimento e entender que de alguma maneira nem sempre fazemos as melhores escolhas, mesmo que nossas intenções sejam as melhores. 


Quanto a parte técnica: Eu amei essa capa, tanto a combinação dos tons quanto a máscara usada. A diagramação, a revisão, cor das páginas e as fontes escolhidas foram satisfatórias para a minha leitura, e não encontrei nada negativo em relação a publicação. 
 Sem mais palavras, caminharam pela galeria comprida, os dedos de Theo pousados no braço dele, a multidão se abrindo como o Mar Vermelho ao se aproximarem. James viu a aprovação nos rostos de todos, e então alguém começou a aplaudir. Pode ter sido o próprio regente. 
Mais uma deliciosa releitura de contos de fadas! A Duquesa Feia é encantador, envolvente e apaixonante! Comecei a leitura por volta de nove e meia da noite e não consegui largar até que chegasse ao seu final as quatro da madrugada! Mais uma leitura que entrou para os preferidos. Corre pra ler meu povo! 

Até a próxima!

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

6 comentários:

  1. Oiii Lia

    Eu adoro releituras de contos de fada mas a grande maioria dos que li são sempre mais voltados para o lado fantasia juvenil, será novidade conferir um livro com uma pegada mais madura e romântica. A série já está na minha lista há algum tempo, vamos ver quando conseguirei conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice.
      Sim a pegada desta série é bem adulta. Acho que vai curtir.
      Bjus

      Excluir
  2. Lia, que história interessante e envolvente, ein!
    Gostei da resenha e de como você pontuou os personagens principais, mas não sei como te explicar que talvez eu não vá gostar 100% da de ambos. Porém gostaria de ler para ver se minha opinião muda ao longo da leitura.

    A foto está maravilhosa! A resenha está bem opinativa e deu para perceber e entender seu ponto de vista.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi kaline.
      Também não amei 100%, mas o livro é muito bom e gostei muito.
      Obrigada pelas palavras.
      Bjus

      Excluir
  3. Oie Lia =)

    Li o primeiro livro dessa série, Quando a Bela Domou a Fera e apesar de ter gostado bastante da obra como um todo, achei que a autora forçou um pouco a barra no final rs...

    Tenho curiosidade de ler os outros livros da série, mas vai demorar um pouquinho.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane.
      Sei como é... Espero que ao ler goste das novas aventuras.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!