[RESENHA] Escola Noturna - C.J. Daugherty - Suma de Letras Brasil


Bom dia seus lindos!
Nova resenha chegando pra vocês!

Hoje vou falar de um livro com uma história sobrenatural, um livro YA, mas muito interessante!
Vem comigo...


ESCOLA NOTURNA

Ficha Técnica:
Autora: C.J. Daugherty
Tradução: Rita Sussekind
Gênero: Ficção
ISBN: 9788581052595
Lançamento: 01/03/2015
Formato: 15 x 23
336 páginas
Preço: R$ 29,90

Sinopse:
O mundo de Allie está desmoronando. Sua família está destroçada, ela foi expulsa de várias escolas por mau comportamento e acabou de ser presa. De novo. Quando os pais a mandam para um colégio interno longe de casa e de seus amigos, Allie espera encontrar um presídio.

Apesar das regras rígidas, que incluem proibição de celular e laptop, ela descobre que a Academia Cimmeria é um lugar bastante peculiar. Os alunos são ricos e talentosos — diferentemente dela — e um grupo de elite participa de uma organização secreta: a Escola Noturna. Logo ela faz algumas amizades e se vê envolvida entre o atencioso Sylvain e o misterioso Carter.

Mas Allie não demora muito a perceber que a Cimmeria é um lugar cheio de segredos e mentiras que envolvem não só seus colegas, mas também alguns professores. E, quando uma aluna é encontrada morta, ela precisa descobrir em quem confiar se quiser desvendar o que está acontecendo.
LEIA UM TRECHO.
SITE || GOODREADS || SUMA DE LETRAS || SKOOB || COMPRAR

Confira aqui o Book Trailer em inglês.

No Brasil já foram lançados os dois primeiros livros da série, e espero conferir o segundo em breve. 


A meu ver as capas são muito bonitas. E vocês o que acham?





O que despertou minha curiosidade sobre esta série, foram justamente as resenhas que li em blogs amigos. Aos poucos meu interesse em conhecer, saber mais, sobre a série foi aumentando, até que me tornei parceira da Suma de Letras e resolvi pedir para resenhar.

Eu adoro romances sobrenaturais, mesmo a leitura sendo teen, gostei da maneira que a autora escreve e também do universo que ela criou para a sua série. Todo o mistério e tal.

O começo foi meio lento pra mim, afinal todos sabem que o livro que inicia a série sempre vem com muitos nomes, locais e outras coisitas mais para situar o leitor dentro de seu universo, mas depois de alguns capítulos a coisa deslanchou e a leitura fluiu bem. Acabei achando a história interessante e convincente.

A autora consegue nos prender, nos deixar querendo saber o que virá em seguida, a cada nova virada de página ou capítulo. Claro que é só o primeiro livro, por isto algumas questões ficaram sem respostas, algumas coisas ainda me deixaram meio desconfiada, e algumas portas ficaram abertas, portas estas por onde imagino irão adentrar ainda muitos elementos para a história.

Como já devem ter lido na sinopse, e nas resenhas e comentários que circulam pela blogsfera, o livro conta a história de uma adolescente que anda às voltas com seu lado meio rebelde, e que a meu ver muito se deve a perda dolorosa que ela e sua família sofreram. Devido a alguns problemas e depois de várias tentativas frustradas de seus pais de fazerem Allie se endireitar, eles resolvem mandá-la para uma Escola Interna, como uma forma de castigo. A Escola Cimmeria é um local muito diferente e misterioso. É ali que toda a história realmente começa.


Aos poucos parece que Allie sofre de uma inversão de personalidade. Do nada aquela jovem estranha e problemática, passa a ficar boazinha, e não consegui pescar o motivo desta mudança.

A Escola para onde Allie foi mandada, é interessante, bastante singular e tem lá seus mistérios e algumas conspirações, ou pelo menos é a impressão que nos passa. Mas, há também algumas questões bizarras que não fazem sentido. Quando Allie chega na academia, ela espera encontrar jovens ricos e mimados, muitas regras, mas as coisas não são bem assim. Além disso embora a gente perceba que praticamente todo mundo está mentindo sobre alguma coisa, ficamos meio perdidos quando alguém finalmente revela alguma verdade. É tudo muito duvidoso...

Iremos nos deparar com um grupo de alunos que são tratados de forma privilegiada. Inclusive tem alguns locais que só a ele é permitido ter acesso.
Também vamos encontrar as típicas meninas malvadas aprontando das suas, e as coisas que aprontam infelizmente são bem fáceis de encontrarmos na vida real. Isto tudo intriga muito a nossa jovem aluna, mas nada é tão terrível quanto o assassinato de uma aluna de forma brutal e com crueldade. A partir daí Allie começa a querer investigar esta morte, os segredos, e tudo começa a desandar...

Conforme Allie começa a descobrir mais e mais segredos, que os alunos e os professores estão  escondendo a história vai nos prendendo, ficamos ansiosos para desvendar com ela todo este mistério. a autora faz um trabalho brilhante mantendo a verdade fora de alcance para o leitor, ela nos dá muitas possibilidades plausíveis e diferentes. Eu adoro isto nos livros. A possibilidade de questionar, pensar sobre qual caminho a autora irá usar para nos explicar  o que está acontecendo.

Allie é uma personagem que desenvolve muito durante a trama. Ela amadurece e passa a entender que a confiança não é algo que vem fácil. Foi um processo legal de acompanhar.

Também tem romance no livro. Allie irá se entusiasmar aos poucos com Sylvain, o típico garoto popular do ensino médio. O tipo bonitinho mas ordinário. Confesso que não curti muito este personagem. Ela também irá ficar interessada por Carter, um jovem que é intrigante, e que me agradou muito mais...
Mas devo dizer que este lance não me animou muito... leva jeito que teremos triângulo amoroso... Um lance que já ando meio cansada em livros. Mas espero que a autora saiba trabalhar bem pra que não se torne muito clichê.

A autora é muito boa em suas descrições, consegui visualizar perfeitamente a escola, os locais mencionados por Allie, e tudo é feito de uma maneira tão legal que acabamos imaginando que Cimmeria existe mesmo, e que está escondida em alguma floresta por aí.

O livro termina em um ápice, e fiquei quase doida aqui querendo ter a continuação. Fiquei com um monte de perguntas sem respostas, especialmente no que diz respeito à família de Allie e do fato de que nós ainda não sabemos exatamente o que é a Escola Noturna. Acredite!

A capa do livro é bonita e tem muito a ver com a história, uma ótima escolha da editora. Achei que ficou bem melhor que a anterior. A diagramação é simples mas me agradou muito. Um ótimo trabalho da Editora.

Escola Noturna é uma história misteriosa, fascinante e envolvente.

Eu recomendo.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

10 comentários:

  1. Vi uns comentários ótimos sobre esse livro e fiquei tentada a ler, agora lendo sua resenha, fiquei ainda mais curiosa, mas alguns pontos me deixou com receio, principalmente em relação ao triangulo amoroso, é um tema tão batido, mas que os autores querem continuar colocando nas histórias, bem espero que ela surpreenda neste ponto. Enfim, gostei bastante de sua analise, espero ler Escola nortuna em breve.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sam, também espero que a autora trabalhe bem o lance do triângulo.
      Gostei muito do livro e espero que se tiver chance curta a leitura.
      Bjus

      Excluir
  2. Este triangulo amoroso é bem batido mesmo,mas que continua fazendo sucesso, percebemos isso a medida que vamos lendo e já torcendo para o mocinho de nossa preferencia ganhar a mocinha... e como você finalizou bem Lia; Escola Noturna é uma história misteriosa, fascinante e envolvente.Boa leitura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, é uma história bem legal mesmo, e pra minha sorte o segundo chegou ontem lá em casa...
      Não vejo a hora de me jogar na leitura... kkkk
      Eu ando um pouco esgotada de triângulos amorosos na história, mas de repente a autora trabalha bem este lance e acabo gostando.
      Bjus

      Excluir
  3. Oi Lia, sua linda tudo bem
    Estou de olho nesse livro desde o lançamento dele. Você me deixou muito curiosa para descobrir esses mistérios e segredos que a escola esconde. Gostei principalmente de uma fator que você levantou: a autora nos induz a diversas possibilidades, interpretações. Adoro ser enganada, adoro o autor que me faz durante a leitura bancar a detetive, risos... Não vejo a hora de ler!!!! Suara resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cila!
      Eu adorei a história e estou feliz que o segundo já chegou aqui em casa.
      Agora é correr com as leituras para chegar logo a vez dele.
      Bjus

      Excluir
  4. Amei o livro e um dos meus favoritos apaixinante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sangela.
      Seja bem vinda ao Doces Letras!
      Obrigada pela visita.
      Eu também adorei o livro.
      Bjus

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, a história parece legal e me lembrou, bem lá longe, fallen.

    http://borboletasdegelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Eu nunca li Fallen, mas posso te dizer que a história de Escola Noturna é bem legal.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!