[RESENHA] Stalking - A História Real de Uma Perseguição Amorosa - Flávio Braga - Editora NVersos

       Olá, eu sou a Kênia Cândido do Blog Histórias Existem para Serem Contadas e a colaboradora do Blog Doces Letras. 
        Vamos para mais uma resenha?




  Stalking

A História Real de Uma Perseguição Amorosa




  . Ficha Tecnica:
 
    - Autor: Flávio Braga
    - Editora: NVersos
    - 1º Edição
    - Ano: 2013
    - 152 Páginas
    . Sinopse:
     Baseado em fatos verídicos, Stalking: A História Real de uma Perseguição Amorosa, do autor Flávio Braga, conta como Eduardo, um solteirão de meia-idade, tem sua vida transformada num verdadeiro inferno, após se envolver com a manipuladora Tânia, uma amante a princípio atenciosa, que se converte numa grande e perigosa ameaça; um fantasma sem escrúpulos capaz de destruir tudo o que é mais importante da vida de Eduardo, para conseguir o que deseja. De forma viciante, o livro desperta no leitor a mesma angústia, ira, ódio e repulsa que as personagens vivenciam e relata como um simples affair se transforma numa obsessão que beira a loucura.




Perseguição obsessiva



     É difícil de acreditar, mas Stalking - A história Real de Uma Perseguição Amorosa do escritor Flávio Braga, é um livro inspirado em fatos verídicos. Após ler  uma matéria em uma revista e conseguir uma entrevista com  o sujeito que foi perseguido durante 12 anos, de forma obsessiva  por uma mulher com quem teve um pequeno relacionamento, Flávio transforma  essa instigante história  em um romance – reportagem narrado pela própria vítima.

    Segundo o psicólogo J. Reid Meloy, especializado em medicina legal, concluiu que Stalking é um comportamento anômalo e extravagante, causado por vários distúrbios psicológicos, principalmente pensamentos obsessivos, que são nutridos por mecanismos inconscientes e podendo ser classificado como “patologia do apego”.

     Essa perseguição amorosa deu início quando Eduardo, um arquiteto com aproximadamente 40 anos estava em uma barraca na praia do Leme bebendo  vodca e paquerando moças com a intenção de encontrar uma namorada jovem e bonita. Até que ele reencontra  Tânia, uma colega da época de faculdade que está acompanhada com sua filha Aline.

     Totalmente encantado pela moça, cobrindo – a de atenção e presentes, Eduardo estava disposto ter um relacionamento com Aline, já que a moça permitia suas investidas.

     Então Eduardo decide convidar Tânia para tomar um chope e conversar sobre suas intenções em relação à Aline, mas a situação sai do seu controle e após uma noite no motel, ele  começa um relacionamento com a Tânia e deixando Aline de lado.  

    Neste momento, inesperadamente Aline vem para Belo Horizonte morar com seu pai enquanto Edu larga a casa dos pais para morar com Tânia. Porém depois de uma pequena convivência de três meses onde o relacionamento é apenas sexual e regado a muita bebida, Edu desanima da companhia de Tânia e fica interessado em Dirce, uma mulher fina, educada e que administrava uma ONG ecológica.

    Resolvido a ter um relacionamento com Dirce, Edu rapidamente retorna para a casa dos pais, abandonando Tânia enquanto ela vai passear na praia, porque Tânia mostra que a possibilidade de um rompimento amigável está completamente descartada na relação. O que Eduardo não imaginava era que sua vida se tornaria um inferno, pois Tânia se transformou em uma grande ameaça em sua vida.

     A partir deste ponto o livro mostra várias ideias e tentativas absurdas que Eduardo  planejava, na esperança de afastar Tânia de sua vida. Enquanto isso, Tânia executava  circunstâncias impensáveis  e loucas para ter Eduardo de volta. As barbaridades que Tânia propunha para Edu, estava levando a situação às ultimas  consequências, ao ponto de sugerir um triangulo amoroso entre ela, Eduardo e sua filha Aline.

    Contudo para ser justa  eu realmente fiquei um pouco em duvida de afirmar que a loucura era apenas de Tânia, pois Eduardo teve várias ocasiões para pôr um fim nessa situação constrangedora, mas ao invés disso, Eduardo sempre acabava  alimentando a obsessão de Tânia e cedendo aos caprichos dela.

     A gramática do livro é perfeita, contém uma capa agradavelmente simples e desenvolve uma leitura bem rápida.

      Bom... Finalizo minha opinião, recomendando a todos os leitores que gostam de histórias interessantes com fatos inusitados, para tirarem suas  próprias conclusões.

   . Classificação: 4 Estrelas.

   . Trechos do Livro:


    " Os fatos por si só são tão patéticos que não se fez necessário usar a imaginação" ( Flávio Braga - pág. 12 )



    " Comecei a perceber a verdadeira dimensão da cilada infernal em que eu estava metido com Tânia. "  ( Eduardo - pág. 39 )



    " Era maravilhoso estar com Dirce, assim como era sensual o relacionamento com Tânia. " ( Eduardo - pág. 46 ) 



   " Pela primeira vez, eu me senti vítima de Stalking, Flávio, como a nova expressão que você me ensinou define. Eu estava sob a mira de um caçador. " ( Eduardo - pág. 63 )


   Espero que tenham gostado da resenha.
   Bjos até a próxima...

 

20 comentários:

  1. Adoro temas que envolvem stalkers, e sendo baseado em fatos reais então, com certeza vou ler :D tirando que uma história dessas na vida real não deve ser nada legal né kkk adoreei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Gelo Negro", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver uma situação dessa não deve ser nada fácil Carol. Mas Eduardo teve várias chance de sair dele antes que os fatos chegasse ao extremo.

      Bjos

      Excluir
  2. Nossa, que estória hein?
    Imagina isso acontecendo de verdade? Que assustador!
    O livro parece ser bom!!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raissa na literatura não é fácil ler por causa dos fatos absurdos, na vida real realmente deve ser assustador. Porque não contei nem a metade das barbaridades que Tania aprontou.

      Bjos

      Excluir
  3. Oi, Kênia. Oi, Lia. Tudo bom?

    Nossa, propor um triangulo amoroso com a própria filha envolvida? Que forte!
    Acho que leria o livro, parece ser bem intenso, e saber que ele foi baseado em fatos reais só faz a minha vontade crescer! ahahhah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem forte Tamires. Tem situações que não dá para acreditar que seja verdade.

      Bjos

      Excluir
  4. Olá,
    Esse tipo de livro além de não ser muito meu estilo de leitura, também não despertou minha curiosidade, apesar desse ser um tema interessante. É bacana saber que a editora não pecou na parte gramatical.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês é um tipo de leitura que primeiramente tem que gostar, pois vai encontrar fatos e trechos que para muitos leitores é um absurdo e irá chocar um pouco. Mesmo assim acho que vale a leitura.

      Bjos

      Excluir
  5. Fiquei curiosa por conta da premissa. Fiquei super curiosa agora. Eu quero pra ontem.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelyn é uma ótima leitura, mas tem que gostar do gênero.

      Bjos

      Excluir
  6. Chocada por ser realmente baseada em fatos reais oO
    Adoro histórias assim, mas ao ver que foi real, fico com pé atrás porque poderia ser comigo hahhhahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fatos que contém na história Luiza, realmente deixa ela bem chocante. Deve se um pavor está numa situação dessa.

      Bjos

      Excluir
  7. Por ser um livro Inspirado em fatos verídicos,e relatar como um simples affair se transforma em uma obsessão ,deveria ser pontuado como o primeiro da lista para muitos leitores e nem tão leitores assim....e sermos justos ao analisarmos até que ponto Tânia era a maluca da história e se as atitudes de Edu alimentaram tal perseguição?Bjs e boa leitura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel. O próprio Flávio Braga afirma ter ficado abismado com a história.

      Bjos

      Excluir
  8. A premissa já me interessa bastante; sabendo, então, que há traços de realidade, vou querer conferir. Parece ser um livro muito bom.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  9. AIMEUDEUS!! Já quero esse livro.
    Fiquei curiosa demais, o enredo parece ser desses que não dá vontade de largar, haha
    Amei sua resenha.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Oi Ju, obrigada pela visita.
      A Kênia manda muito bem nas resenhas.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!