[RESENHA] Vinte Mil Pedras No Caminho - Fabian Penny Nacer Com Jorge Tarquini - Geração Editorial

        Olá, tudo bem?
        Eu sou a Kênia Cândido do Blog Histórias Existem Para Serem Contadas e a colaboradora do Blog Doces Letras.
        Hoje vou deixar para vocês uma resenha de uma biografia bem perturbadora que a Geração Editorial está lançando.
        Venha ler minha opinião!


 Vinte Mil Pedras no Caminho

  
. Ficha Técnica:
    - Autora: Fabian Penny Nacer com Jorge Tarquini
    - Editora: Geração Editorial
    - 1º Edição
    - Ano: 2015
    - 375 Páginas
    

  . Sinopse: 

   Fabian Nacer, brasileiro de classe média, ex-usuário de crack. Usou todo tipo de droga pesada, durante mais de vinte anos. Atingiu o fundo do poço quando foi morar na Cracolândia, nos anos 1990.
Foram seis anos de rua, consumindo crack sem parar. Fabian estima ter fumado 20 mil pedras de crack.
Dormia num bueiro. Chegou a pesar menos de 40 quilos. Foi internado 25 vezes. Convivia diariamente com a violência, a prostituição e a miséria a céu aberto, na maior metrópole do país.
Sobreviveu por um milagre. Até hoje não entende como seu cérebro não fritou.
Em parceria com o jornalista Jorge Tarquini (responsável por dar vida ao best-seller “O doce veneno do escorpião – Bruna Surfistinha”), Fabian conta com exclusividade sua história, pontuada por muitas polêmicas e revelações chocantes.
Hoje, Fabian é um dos maiores nomes do país no estudo e prática das políticas de reabilitação.




  

    O Verdadeiro Veneno do Dragão



     Hoje eu trago minha opinião a respeito de um livro com uma história pesada e que provavelmente  será ignorada por muitos, por abordar um assunto forte com relatos reais.

     Escrito pelo jornalista e escritor Jorge Tarquini juntamente com o coautor Fabian Penny Nacer, o livro Vinte Mil Pedras no Caminho traz a biografia de Fabian, um ex – usuário de drogas, teólogo e especialista em reabilitação de dependentes químicos.

    Como personagem principal, Fabian conta  sua trajetória no mundo das drogas desde que era um jovem de classe média da capital paulista. Mesmo com os pais separados, Fabian teve todas as oportunidades e  chances educacionais, profissionais e sociais para ter uma vida  sucedida, mas preferiu o mundo das drogas lícitas e ilícitas.

    Fabian teve uma infância livre e uma adolescência sem limites.  Desde os 13 anos já havia experimentado cigarro, álcool e chá de cogumelo. Não aceitava conselhos de ninguém, havia passado por vários colégios por ser um rapaz encrenqueiro e inconsequente.  Manipulava todos ao seu redor para conquistar tudo que desejava viagens, moto, carro e dinheiro para comprar drogas.

    A partir dos 20 anos Fabian, além de consumir, também vendia drogas e com a vida lotada de confusões, resolveu ir embora e morar no Estados Unidos, onde novamente teve várias oportunidades de emprego e até  cursou aulas de pilotagem para tirar o Brevê. Porém, a dependência com as drogas falou mais alto e  após um pequeno acidente, ele retornou ao Brasil.

    Depois de várias idas e vindas para o Brasil, a vida de Fabian permanecia vazia, sem propósito e regredindo  de forma alarmante, até chegar ao fundo do poço, tornado – se um  morador de rua na Cracolândia.

      Fabian afirma ter fumado vinte mil pedras de crack fora os outros tipos de drogas. Morou por seis anos na Cracolândia, passou muitos meses sem banho, sem escovar os dentes, foi internado vinte e cinco vezes em várias clínicas para dependentes, praticou situações que lhe causa arrependimento e presenciou violência, prostituição e miséria ao nível extremo.

    A história de Fabian  é extremamente detalhada, contém várias onomatopéias e uma linguagem simples. Seu conteúdo é imensamente chocante, que escancara a realidade daquelas pessoas que foram consumidas pelas drogas e esqueceram que um dia tiveram dignidade, um lar,  família e principalmente, esqueceram que são seres humanos.

    O livro peca em apenas um detalhe, a recuperação de Fabian. Seu processo de ressocialização foi escrito de forma branda e resumidamente. Acho que merecia mais algumas páginas, porque Fabian desenvolveu seu próprio método de prevenção de drogas e recuperação de viciados, montou um centro de reabilitação e trabalha auxiliando famílias que passam pelo que ele e sua família passaram por vinte e dois anos.

     Enfim... É um livro que recomendo muito para leitores que gostam de leituras assoberbadas de polêmicas e revelações chocantes. Leiam Vinte Mil Pedras no Caminho e conheçam o alerta que Fabian está dando para a sociedade. 

  Classificação: 4 Estrelas


 "A decisão de estender o braço foi minha. O enredo é igual para todo mundo - mudam apenas o cenário, o nome dos amigos e o momento em que o baseado aparece." ( Fabian - pág. 13 )



 " O Fabian de verdade era meio insuportável pra mim. E eu me viciava cada dia mais naquele outro, popular, bonzão, bem resolvido. Mas ele não aparecia de cara limpa..." ( Fabian - pág. 68 )



 " A única estrada disponível é a mesma que você tomou para chegar onde está. E seu único inimigo é você mesmo. Cuidado com esse cara que você enxerga no espelho." ( Fabian - pág. 269 )  

  
 Bjos até a próxima...

 

18 comentários:

  1. Gosto desses livros com temáticas mais pé no chão

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de biografias por isso, traz uma realidade que servi para alertar o leitor.

      Bjos

      Excluir
  2. Faz tempo que nem leio livros e nem assisto filmes sobre esse mundo das drogas, esse livro parece ser ótimo. achei sua resenha bem como gosto, adorei de verdade.


    http://www.isadoramonteiro.com.br/2015/11/locao-hidratante-corporal-venice-love.html

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a história desse livro será um aprendizado para muitas pessoas que se interessar em ler o livro. Bjs e boa leitura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Raquel. O livro é um alerta perturbador e um grande aprendizado. Vale muito a pena ler.

      Bjos

      Excluir
    2. Oi Kenia,fica a dica de leitura e uma dica de presente.E um bom indicativo para variar a leitura,bjs!

      Excluir
  4. Olá,
    Esse tipo de história é sempre triste, mas que bom que ele deu a volta por cima. Eu confesso que não costumo ler esse tipo de livro, salvo algumas exceções, porque sempre me envolvo muito com a história do personagem e acabo ficando mal por um tempo, sabe?
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês envolver com a história é muito bom, principalmente quando é uma biografia, porque traz algum aprendizado.

      Bjos

      Excluir
  5. Oi Kênia, tudo bem?

    AMO essa temática de livros. Com certeza lerei este livro. Não o conhecia, nem o autor. Que trechos foram esses? Maravilhosos. O primeiro mesmo me deu um "click" de realidade. Obrigado pela resenha maravilhosa e bem esclarecida, obrigado por trazer tão crua e real indicação. Muita luz, boas leituras e sucesso para ti, beijos!

    Ewerton Lenildo - Viajante das Letras.
    viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ewerton, tem cada trecho neste livro alarmante para alertar o leitor. Como eu envolvo muito com a história, nos trechos que o Fabian estava na Cracolândia foi perturbador. É como estivesse presente naquele inferno vivenciando tudo com ele. Vale a pena ler.

      Bjos

      Excluir
  6. Oi Kenia!
    Esse é um livro que não me atrai... vou sofrer muito com toda a história, e no final, vou acabar ficando com ele na memória e sofrer mais um pouco ainda kkkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carla.
      Eu também pensei a mesma coisa, mesmo sabendo que é um assunto sério e que merece a atenção de toda a sociedade.
      Bjus

      Excluir
  7. Oi Lia e Kênia, suas lindas, tudo bem com vocês
    Achei essa história muito pesada, a vida de pessoas viciadas é terrível, mas acho que o que mais choca é que é tudo real. Por isso, não sei se falei no blog da Kênia, acho importante o papel das escolas nessa hora, de alertar os perigos e as consequências do vício. Seria ótimo levar pessoas para darem seus depoimentos nas escolas, usarem esse livro como material didático, tudo como alerta. Acho que será duro, mas é algo que precisamos ouvir para não cair nesse mundo. Gostei muito da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Cila. Só quem passa por estas situações é que sabe a verdadeira dimensão que é as drogas.
      Bjus

      Excluir
    2. E ele (o autor) faz esse trabalho nas escolas, inclusive conheci ele em um palestra que deu contando sobre sua vida, lógico que resumidamente. Mas é muito interessante e acredito que devemos ter esse alerta de uma pessoa que viveu nisso.
      bjs

      Excluir
  8. Oi
    parece ser um livro profundo, mostrando a batalha dele contra esse mundo de vicio
    livros assim mexem muito com o leitor, por ser intenso e real.
    Gostei da resenha, mais infelizmente não faz muito meu gênero de leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um livro intenso e profundo, mas de difícil leitura.
      Te entendo perfeitamente.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!