RESENHA - O Julgamento de Machado de Assis - Alisson Paulo - Editora Dracaena

Boa noite leitores!
E aí curtindo o feriado?
Trazendo para vocês mais uma resenha de livro nacional!
Vamos conferir as minhas impressões, sobre o livro O Julgamento de Machado de Assis, do escritor Alisson Paulo, que foi publicado pela Editora Dracaena.

Ao ser procurada pelo autor, para ler e resenhar sua obra aceitei na hora, e espero que ele goste do resultado!

Sobre o Livro:

Sinopse:

No mês de janeiro de 1989, com 10 anos de idade, Diogo Namara testemunhou seu irmão mais velho, Ramon, salvar a vida de um ancião moribundo.
Inspirado por aquele acontecimento, ele resolveu escrever um livro sobre um defunto que dialogava com seus leitores sobre a sua vida e morte. Algumas semanas depois ele descobriu que o falecido escritor, Machado de Assis, já havia publicado em 1880 uma história com o mesmo tema, o famoso livro: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
Aquela descoberta traumatizou Diogo de uma maneira irreversível, quase destruindo a sua infância.
No mês de março de 2011, aos 33 anos, e reconhecido internacionalmente como um dos maiores escritores da atualidade, Diogo decide processar Machado de Assis, não apenas por ter roubado a sua ideia original, mas principalmente por ter tirado de seus braços seu “filho primogênito.

Para saber mais sobre o livro acesse: DRACAENA - SKOOB 

O livro nos conta a história de Diogo Namara, e sua caminhada entre a realidade e a fantasia.
Quando era pequeno, após presenciar seu irmão, salvar um moribundo de uma morte certa, ele fica muito mexido por este fato e a partir daí, Diogo resolve se aventurar no mundo da escrita.

Ele resolve escrever sobre um defunto que conversava com os vivos e que lhes contava suas memórias de quando estava vivoe suas façanhas pós morte. Mas, eis que ele descobre que Machado de Assis, já havia escrito algo semelhante a muito tempo atrás e simplesmente surta, achando que a ideia do seu livro tinha sido copiada por Machado de Assis... Pode isso??? kkkkkk
A partir daí ele coloca na cabeça a incrível ideia de lutar contra Machado de Assis e de provar que foi plagiado, por assim dizer.

Este fato tão estranho o acompanha por toda a vida, e mesmo após ficar adulto e se tornar famoso como escritor, ele continua com esta ideia fixa de provar que foi roubado pelo escritor Machado de Assis. Ao longo da história vamos descobrindo as nuances da personalidade complicada de Diogo, que a meu ver não é de todo normal.

Alisson Paulo, teve uma ideia bem interessante e original ao criar este enredo, o qual ele consegue desenvolver muito bem, apesar de ser uma história bem surreal.
O livro conta com intrigas, mistérios e suspense. 
É uma boa pedida para aqueles que gostam de livros com tramas diferentes e inteligentes.
Bjus







Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

11 comentários:

  1. Juro que dei risada da ideia de acusar Machado de Plágio KKKKKK mas confesso que achei legal essa ideia, e o melhor é que não se baseia só nisso, tem misterio e suspense. Parabéns pela resenha Lia !
    Beijos
    descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que historia maluca hahahaha.
    Mas parece ser bem divertida.
    Gostei muito de conhecer este livro
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Cara, isso que o autor está passando deve ter acontecido com muita gente. As vezes temos uma ideia e logo em seguida percebemos que alguém já a executou. É a vida né? Fazer o que? kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Não sei se gostarei exatamente deste livro, já que Machado de Assis, tenho coragem de dizer como literata rsrs...o que é uma certa blasfémia para a universidade, principalmente pra quem faz Letras, dizer que não gosta de Machado de Assis, então...

    ResponderExcluir
  5. Resenha excelente. Mas não sei se faz o meu estilo ltimamente... Acho que não... Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia. A ideia que o livro nos trás é muito interessante, mas eu não sei se gostaria do livro. Tá bom, ficar indignada, mas Machado de Assis nunca foi um autor que me despertasse interesse, mas sua resenha foi muito bem feita, como sempre, o autor abordou um contexto diferente e interessante. Só que talvez, eu passe a vez, rsrsrss. bjs

    Eykler


    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia,
    Bom, é um livro interessante, mais não é pra mim hehe
    Valeu pela dica ^^


    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Lia. Aqui é o autor do livro Alisson Paulo. Valeu demais pela resenha. Que seu trabalho contine prosperando!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alisson! Eu que agradeço o seu voto de confiança. Abraços.

      Excluir
  9. Resenha bem legal Lia,mas não sei se leria... mas é sempre bom ter dicas de autores nacionais na manga.

    ResponderExcluir
  10. Talvez não faça muito meu estilo de leitura, acontecimentos muito surreais não sou muito fã.

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!