Boa tarde leitores!
Como não poderia deixar de ser, o Doces Letras, veio comemorar com vocês o Dia Nacional do Livro Infantil!
O dia 18 de abril é lembrado como Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em 2002 para homenagear o escritor Monteiro Lobato, um dos principais autores da Literatura Infanto-juvenil Brasileira.
Uma data que deve ser sempre lembrada e comemorada com muito carinho!
Pois neste dia comemoramos algo especial, que é a descoberta da leitura por nossas crianças!
Monteiro Lobato
Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-pau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Fonte: Brasil Escola
Eu sou a prova viva que os livros, a literatura pode mudar uma vida, ajudar no desenvolvimento social e intelectual de um indivíduo e principalmente pode nos trazer grandes e inestimáveis conhecimentos.
Por isso vamos incentivar nossos filhos, sobrinhos, netos e amiguinhos a lerem. Vamos fazer com que eles possam ter contato com boas leituras, algo que lhes traga aventura, conhecimento, divertimento e muita cultura.
O Doces Letras deseja a todos os leitores mirins um Feliz Dia Nacional do Livro Infantil!
Bjus doces!
Que artigo mais fofo,eu também desejo a todos os leitores mirins um Feliz Dia Nacional do Livro Infantil, que as mamães,papais, titios e titias incentive a leitura dos nossos pequeninos pois ai está a cura do mundo; bons livros, boas leituras,bons incentivadores e os nossos pequenos aprimorando o conhecer!
ResponderExcluirObrigada Raquel!
ExcluirEstava com saudades!
Bjus
Lia, amei esse post sobre literatura infantil. Essa era uma das atividades mais prazerosas da minha infância e os livros do Monteiro tem um lugar guardadinho no meu coração, pena que estão pegando muito no pé dele hoje em dia.
ResponderExcluirUm beijo
Gi,
http://www.conchegodasletras.blogspot.com.br/2015/04/orange-is-new-black-as-mulheres-que.html
Oi Gi, também tenho muito carinho por Monteiro Lobato. Ele também fez parte da minha infância.
ExcluirBjus
ANDO A PROCURA EM SEBOS DE SUA OBRAS MAIS ANTIGAS..LEMBRO DE UMA FABULA..NÃO RECORDO OS DETALHES MAS FICOU GRAVADA EM MINHA MEMORIA A FUGA DE UM BOLO...
ResponderExcluirOi Mariza, Monteiro Lobato marcou a infância de muita gente mesmo.
ExcluirEspero que consiga achar logo os livros dele que procura.
Obrigada por sua visita e comentário.
Bjus
Oi Lia obrigada pela boas vindas, seu carinho é único!
ResponderExcluirPor nada Raquel, eu é que agradeço suas visitas aqui no meu cantinho.
ExcluirBjus
Muito bom! É na infância que se desenvolve quase tudo, incluindo a leitura e o gosto pelos livros!
ResponderExcluirCom certeza Adriana!
ExcluirObrigada pela visita e comentário.
Bjus