[Luz, Câmera, Livros!] - Harry Potter e a Pedra Filosofal

Olá pessoal!!
Essa semana o assunto é Harry Potter!


Então pegue sua pipoca, senta no sofá e vamos recordar a felicidade que foi conhecer esse bruxinho lindo!


Ficha Técnica








Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Autora: J. K. Rowling

Lançamento: 2000

Editora: Rocco
















Filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Diretor: Chris Columbus

Lançamento: 2001











Sinopse: Harry Potter é um menino órfão de pai e mãe que vive com seus tios em uma pequena cidade na Inglaterra. No seu aniversário de 11 anos, descobre que é um bruxo e é convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Porém, aos poucos descobre mais sobre o seu passado e como a cicatriz que tem na testa tem mais ligação com o "acidente" de seus pais do que imaginava.


Minha opinião: Harry Potter é uma história que marcou a minha geração e também a geração que veio após o meu nascimento. Não ficarei aqui escrevendo o que vocês já sabem, sobre como o fenômeno de vendas e de publico nas salas de cinema influenciou a vida de milhares. Vou contar como "Harry Potter e a Pedra Filosofal" influenciou a mim como jovem leitora. Afinal, acho que todos tem sua própria história de como conheceu nosso querido Harry.


Quando eu tinha por volta de 9, 10 anos, tive o primeiro contato com a existência de uma história sobre um bruxo órfão que era superlegal e que eu tinha que ler, porque eu ia adorar. Minha melhor amiga da escola ficava horas contando as histórias do livro, de como era cheio de aventuras, como ela conseguia entrar no personagem e passar por todas as provações junto com o tal Harry Potter.


Então, o filme foi lançado aqui no Brasil e, influenciada por essa amiga, fui ver animadona o filme no cinema (minha 3ª vez naquele lugar escuro e mágico), onde queria descobrir tudo o que podia sobre a "pedra filosofal" e o que poderia significar "filosofal", afinal de contas, nunca havia ouvido falar naquela palavra.


Saí louca do cinema, maravilhada com aquele mundo que me foi apresentado e em como tudo aquilo que eu estava vendo poderia acontecer comigo logo logo, afinal, eu estava perto dos 11 anos, talvez recebesse uma carta sendo convidada para Hogwarts.


Pouco tempo depois, minha amiga me emprestou "A Pedra Filosofal", meu primeiro livro com mais de 200 páginas. Estava assustada com aquela quantidade toda e recebi o livro dizendo que talvez fosse demorar pra devolver a ela.


Terminei o livro em um mês, pedi pra minha amiga levar o segundo livro assim que ela acabasse de ler. E comecei a frequentar mais a pequena biblioteca da escola para buscar mais livros pra ler.


E assim uma pequena, hoje muito grande leitora nasceu. Eu já gostava de ler, claro, mas não tinha noção da voracidade que teria ao ler os livros. E esta prática enriqueceu meu vocabulário, afinal de contas, eu não sabia todas as palavras dos livros. 

Lembro que li em "A Pedra Filosofal" alguma frase que continha a palavra "abundantemente". Eu, leiga e inocente, associei seu significado a palavra "bunda", mas ela não tinha nada a ver com o contexto da frase. Então, lá fui eu pegar o dicionário e, muito aliviada, descobrir que abundante era sinônimo de "muito". (risos)


Após todo esta contextualização dos livros da J. K. Rowling na minha vida, vou descrever então minha tendenciosa opinião.

Harry Potter é uma série perfeita para acompanhar o crescimento de um pré-adolescente. Afinal de contas, eu cresci com Harry, tivemos a mesma idade durante quase toda a série, seus conflitos pessoais eram parecidos com os meus. E, ao contrário de alguns livros, Harry Potter sempre poderá ser lido por todos que tiverem um coração puro e sua criança interior ainda viva.


Harry Potter e a Pedra Filosofal é, junto com A Câmara Secreta, os livros mais infantis da série, por motivos mais do que óbvios. Porém, contrariando a lógica, a história é tão bem escrita e apresentada que mesmo depois de muitos anos sem ler Harry Potter, quando decidi ler a coleção completa novamente, sua narrativa não é sacal, muito menos óbvia. E, para a minha felicidade, pude ter ainda novas surpresas, relembrar partes que não me recordava, comparar pequenos detalhes talvez diferentes dos filmes.


E esses detalhes são quase inexistentes, afinal, "A Pedra Filosofal" é um dos filmes mais fiéis de toda a série cinematográfica. Sempre é uma emoção assistir este filme com o olhar crítico de leitora, afinal, tudo de importante a ser retratado na grande tela está bem ali, na sua cara. Tanto a caracterização dos personagens, os cenários, os figurinos, os trejeitos, tudo.


E a escolha refinada dos atores que interpretaram cada um dos personagens fez com que esta obra se tornasse ainda mais especial. Mesmo sendo tão novos, Daniel, Ruppert e Emma são primorosos em suas interpretações. Além disso, o time de veteranos escalado para interpretar grandes personagens como Dumbledore, McGonagall, Snape e Hagrid amarrou o filme, sempre lembrado pelos leitores fanáticos, seja por Harry Potter ou por qualquer livro, de que qualquer história pode ser bem adaptada para o cinema e manter total fidelidade aos fatos.


Sendo assim, meus caros, indico a você, seja mais novo ou mais velho do que eu, sente e leia os livros de Harry Potter. Aproveite a inocência do personagem, suas tiradas geniais, as diversas aventuras e dificuldades. Se dê a oportunidade de fazer sua mente voar. E claro, apresente Harry Potter para todos os seus filhos, netos, afilhados, sobrinhos, coleguinhas. Você, com toda a certeza, estará apresentando muito mais do que um mundo mágico, mas também estará influenciando positivamente o futuro daquela criatura.


Até a próxima!!



Visite os blogs da colunista. Clique nos links abaixo!!

12 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaah que saudades meu deus, voltei aos meus 6 anos! Esse filme é tudo de bom gente <3

    Beijos,
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry Potter é tudo de bom mesmo...
      Obrigada pela visita e comentário.
      Bjus

      Excluir
  2. Harry Potter foi a série que me fez criar gosto pela leitura. Antes só lia porque era forçada, mas depois de Harry Potter, vi que existia prazer em ler. Tenho muita vontade de reler daqui a uns anos, e também indico para qualquer tipo de pessoa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarsila, obrigada por sua visita e comentário.
      Harry Potter é atemporal e não tem como não curtir os filmes.
      Bjus

      Excluir
  3. Oii.

    Assisti a todos os filmes do Harry Potter e curti todas as aventuras desse bruxinho. Acho que os filmes terminaram na hora certa, porque hoje eu não assistiria como antes.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de Harry Potter mais os únicos livros que li foi os 3 últimos, quero comprar todos os livros.
    Agora o filme vira e mexe eu fico com vontade de rever o primeiro filme.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiiêê, adorei sua postagem, não sou muito fã do Harry, mas o melhor filme sem duvidas é o primeiro, e o quarto,kkkk,
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia!

    Acredita que eu comecei a ler essa série depois de assistir o filme? \o/

    Bjks!

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tudo bem?

    Ah, que meiga essa tua história com Harry Potter e a pedra filosofal, Roberta! Ri horrores quando li que você associou "abundantemente" com bunda quando leu pela primeira vez, embora seja totalmente compreensível. Lembro que um dos meus primeiros livros lidos foi A Cabana e também sofri para compreender algumas palavras.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    sério, sem nada a declarar. Amooo Harry Potter.
    Acho a história maravilhosa e os filmes também não ficam para trás.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Já conhecia os filmes desde criança, mas estou lendo a saga pela primeira vez agora. E achei demais é claro, ainda estou no Cálice de Fogo, mas os livros dão uma perspectiva toda nova pra estória. Sempre tinham algumas coisas que eu ficava sem entender o porque de terem acontecido e com os livros estou descobrindo os motivos.
    Me apaixonei completamente pelos livros assim como já era pelos filmes.

    Beijo,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  10. Amei toda a narrativa!!!
    Eu fiz a mesma coisa há 2 anos - reli todos os livros, e comparei com os filmes (é inevitável hauhauhauahuah)!!! Foi uma ótima experiência, além de poder ver que Harry Potter sempre será atual, como você disse, apesar dos 2 primeiros livros serem mais infantis, a leitura é excepcional!
    Parabéns, Roberta!!!
    Beijos

    http://ilusoesnoturnas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!