Bom dia, boa tarde, boa noite!
Hoje trago a resenha de um livro lido por mim muito recentemente, mas seu filme já foi lançado em 2012. Jogos Vorazes é uma franquia com atores conhecidos, uma história eletrizante e definitivamente uma ótima pedida para ler e assistir!
Ficha Técnica - Livro
Título: The Hunger Games / Jogos Vorazes
Autora: Suzzane Collins
Gênero: Futuro distópico / Violência / Drama / Romance
Editora: Rocco
Lançamento: 2008
Ficha Técnica - Filme
Título: The Hunger Games / Jogos Vorazes
Título: The Hunger Games / Jogos Vorazes
Diretor: Gary Ross
Lançamento: 2012
Gênero: Futuro distópico / Violência / Drama / Romance
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci e Donald Sutherland.
Minha opinião: Como disse no começo, assisti o filme antes de conhecer o livro. Vi o filme um pouco antes do lançamento de "Em Chamas" nos cinemas. Após apreciar o filme, o primeiro nessa leva de futuros distópicos que tanto gostei, fiquei maluca pela continuação e, logo após o lançamento eu assisti "Em Chamas" com a mesma fome voraz que assisti "Jogos Vorazes".
Falando um pouco sobre a escrita da querida Collins, eu tenho um certo problema com livros em primeira pessoa. Desde que me habituei a escrever em terceira pessoa, fugindo ao máximo do eu gosto, eu vou, eu blá blá blá, tenho tido certas dificuldades de aceitar bem esse modo de narrador. Como meu namorado mesmo disse, eu sou muito boba. No final, não poderia ser diferente. Qual o melhor modo de saber o que Katniss está sentindo? Obviamente é ela nos contando.
Katniss Everdeen é uma personagem muito interessante. Trabalha tanto que não percebe outras coisas ao seu redor, como um possível interesse amoroso logo debaixo do seu nariz, como uma possível revolução em seu distrito. Além da vida difícil, da fome onipresente, Katniss tem ainda gana de se jogar numa arena onde 24 entram, apenas 1 sai, tudo para salvar sua irmã.
E a partir do momento onde Katniss entra no mundo da Capital, com todos os luxos absurdos, as extravagâncias nunca desfrutadas, a escrita de Collins se torna ainda mais viciante. A visão de um país falido a sombra de uma capital rica e que tem orgulho em ostentar um "Big Brother" regado a assassinatos terríveis é aterrorizante. A cada página, eu só sentia o temor pelos personagens. E eu já tinha plena noção do que aconteceria ao final do livro, afinal assisti o filme, mas era impossível não ficar angustiada.
Mas algumas adaptações realizadas no cinema, para tornar o filme mais emocionante, eu não concordei.
Mas algumas adaptações realizadas no cinema, para tornar o filme mais emocionante, eu não concordei.
- O tal importantíssimo broche do tordo não foi um presente para Prim, mas sim o presente de uma amiga de Katniss que nem apareceu no filme...
- No livro, em momento algum Katniss desconfia que suas ações nos Jogos Vorazes estão sendo motivo de incentivo a rebelião para a população dos 12 distritos.
- Alguns fatos não foram bem explicados no filme. No caso, o sinal dos três dedos nos lábios de Katniss quando alguém morre, é um símbolo de despedida do distrito 12, de onde ela veio. Mas, no filme, pareceu ser apenas um símbolo que ela inventou lá na hora, onde começou a ser mimetizado pela população revoltosa dos distritos.
Mas tirando as diferenças do livro e do filme, tudo em prol de uma maior identificação do público com a história, o filme é maravilhoso. Cumpriu com o seu objetivo de conquistar fãs para assistir as continuações e ainda comprar os livros da trilogia.
E com as cenas de ação e violência garantidas no filme, Jogos Vorazes não é uma história de menina, mas sim para qualquer um que curte assistir algo com mais caldo do que certos filmes adolescentes que existem por aí. Outra coisa que me instigou a procurar os livros da trilogia foi a trama política que vai sendo desenhada ao decorrer da história. Afinal, por que os jogos vorazes ocorrem anualmente? Por que a população dos 12 distritos é tão submissa? Por que somente agora a população parece acordar para as mazelas que ocorrem no mundo? E qual é a implicação de ter agora um exemplo de desafio a Capital dentro dos participantes dos jogos?
E, com o trunfo de uma ainda não tão conhecida Jennifer Lawrence, que é uma perfeita Katniss (duvido que alguém consiga ser tão impressionantemente igual em postura, emoções e fala à personagem como esta atriz), somada a um time de atores talentosos e conhecidos, como Josh Hutcherson (o garotinho de "ABC do Amor"), Liam Hemsworth (de "A Última Música") e Donald Sutherland, um blockbuster foi criado!
Gostaria de destacar a atuação de Lenny Kravitz, como o maravilhoso e encantador Cinna. Nossa, esse é de longe o personagem que mais gostei no filme, pois pode ser mais explorado do que no livro pela autora. E A-D-O-R-E-I seu delineador dourado!
Destaco aqui também Woody Harrelson, que retratou o bêbado e decadente Haymitch de modo extremamente fiel. Adoro o modo como Haymitch mostra como gosta de uma pessoa e se importa com ela. É uma personalidade muito especial construída por Collins.
E uma dica: fica de olho na Rue!
Concluindo, convido a você a procurar ler primeiramente essa trilogia, antes de assistir os filmes. Para mim, o livro é muito melhor que o filme, mas a adaptação, como disse antes, é primorosa!
Até a próxima!
Beijos!!
Visite os blogs da colunista. Clique nos links abaixo!!
Olá!
ResponderExcluirEu não gostei muito do filme de Jogos Vorazes, mas já li comentários de que Em Chamas foi melhor adaptado. Estou meio desacreditada dessa série, abandonei o terceiro livro e não tenho pretensão de ver os filmes. :/
Beijo,
Samantha Monteiro
http://www.wordinmybag.com.br/
Olá Samantha!
ExcluirConfesso que devorei os dois primeiros livros da trilogia e o terceiro está, ao contrario do que eu imaginei, anticlimático. Mas ainda estou persistindo na leitura. Espero que consiga terminar o quanto antes.
Beijinhos e obrigada pelo comentário!!
Ooiiêê, ainda não vi nenhum dos filmes de Jogos Vorazes,mas sim eu tenho uma pitada de curiosidade, kkk, sou bem chato quando o quesito é Adaptação rrsrs, espero ver logo
ResponderExcluirBjks
Passa No Blog: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
Bom, a adaptação é muito boa e quase fiel. Pra mim o importante é ela não modificar totalmente o rumo da história nem trocar pontos chaves.
ExcluirEspero que veja logo!
Beijos
Oiii
ResponderExcluirLi os livros, assisti aos filmes e só posso dizer que essa saga é uma das minhas queridinhas!
Os pontos que você apontou na resenha são exatamente as coisas que mais me encantaram nessa saga.
A autora estudou muito sobre as guerras e revoluções para escrever essa estória, por isso acho que ficou tão boa.
Não acho que seja só mais um livro para vender horrores e sim uma espécie de alerta para as populações submissas às vontades de seus governos.
Amei a resenhas, mesmo!
Beijos, O Outro Lado da Raposa
Oi Raissa!!
ExcluirCurti bastante a ideia da guerra e como Collins conseguiu passar essa veracidade para as páginas.
Porém, estou tendo uma grande dificuldade de seguir com o 3º livro que começou com uma ótima pegada e que está se encaminhando para um final que pra mim parece muito anti-climático.
Mas espero que eu esteja enganada!!
Beijos e obg pelos comentários!!
Apesar dos inúmeros elogios a trilogia ainda não li, fiquei só nos filmes ainda que adoro.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Também ainda não me animei pra ler Luiza. Só assisti aos filmes e gostei muito.
ExcluirBjus
O Lenny foi maravilhoso como Cinna mesmo! Assisti THG no cinema e logo que cheguei em casa comecei a ler o livro! Esse é uma das poucas adaptações em que prefiro o filme... Como você mesma disse, não consigo me adaptar à escrita em primeira pessoa da Collins. :(
ResponderExcluirBeijão, Guta!
www.opinada.com
Oi Guta!
ExcluirEu acabei me adaptando, mas é questão de tempo mesmo.
=P
beijos
Oi Lia. Oi Roberta.
ResponderExcluirAo contrário de você, eu já conhecia o livro, mas a premissa não me atraiu, mas decidi assistir o filme e não vi nada que me agradasse.
Definitivamente não pertenço ao time que idolatra JV rsrs.
Cheguei até em pensar em dar uma chance a leitura e quebrar essa barreira que criei sem nem ao menos ter tido contato com a história, mas sempre deixo pra depois.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Paty.
ExcluirTambém tenho bloqueios com algumas histórias, como 50 tons de cinza, por exemplo.
As vezes acho que quando não curtimos a premissa do livro, vale mais apena investir em outro que vai nos agradar mais.
Obrigada pelo seu comentário!!
Beijos!
Eu ainda não assisti nenhum deles. Fiquei deixando para depois e agora é bom porque pelo menos não tenho que esperar como a saga Crepúsculo em que a gente espera ansiosa pelos filmes. Ou O Senhos dos Aneis, ou Matrix, ou Velozes e Furiosos. Ahh, é isso que nos deixa ansiosos né?
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Greice, definitivamente foi uma boa escolha não ficar na fissura de esperar. Mas já que você curte velozes e furiosos, já adianto que o filme 7 é sensacional!! *--*
ExcluirFiz uma resenha dele no www.peixecomsales.blogspot.com
Beijinhos!
Obrigada a todos pelos comentários. Tenho certeza que a Roberta irá responder a todos. Bjus
ResponderExcluirRoberta eu nunca senti vontade de ler estes livros. Não curto muito literatura distópica. Mas, em relação aos filmes eu gostei muito do que vi. Mesmo sem ter lido os livros, eu consegui sentir a essência da história. Adorei seu post. Está muito bom como sempre.
ResponderExcluirObrigada flor.
Bjus
Obrigada, Lia!! É sempre um prazer escrever pro Doces Letras!!
ExcluirBeijos!
Assisti a todos os filme lançados até agora e amei a história. Ainda não cheguei a conferir os livros mas estão na minha lista de desejados a tempos. Mesmo assim ainda não sei quando irei ler eles.
ResponderExcluirBeijos.
http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/
Oi Dany, obrigada pelo seu cometário. Também só assisti aos filmes.
ResponderExcluirBjus
Woody Harrelson tem um grande desempenho em "Jogos Vorazes" ❤️ É um ator lindo, carismático e talentoso. The Edge of Seventeen Filme Online é um dos seus filmes mais recentes. Adoro esse tipo de histórias para adolescentes, tem uma mensagem para qualquer idade! Realmente a recomendo!
ResponderExcluirOi Natalia!
ExcluirObrigada por sua visita e comentário!
Também gosto deste ator.
Bjus