[LANÇAMENTO] Grande Sertão: Veredas – João Guimarães Rosa - Cia das Letras


  Olá pessoal! Tudo bem?
  Publicado em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, revolucionou a literatura brasileira e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores em uma história de amor, sofrimento, violência e alegria.


    A edição de Grande sertão: veredas da Companhia das Letras será lançada no dia 25 de fevereiro. Até lá, enviaremos newsletters semanais com novidades em primeira mão para a lista exclusiva. Clique aqui para se inscrever e continuar recebendo as novidades!
    A primeira delas é a capa:



    A capa é assinada por Alceu Chiesorin Nunes e inspirada no bordado do avesso do Manto da apresentação, do artista Arthur Bispo do Rosário, com a reprodução de nomes dos personagens.
Leia o depoimento de Alceu sobre a criação da capa:
Grande sertão: veredas, um projeto mais que especial. Após uma visita ao IEB/USP, onde está parte do acervo de João Guimarães Rosa, surge um encantamento pelo seu material de pesquisa. Seus cadernos de campo com desenhos e anotações, seu profundo conhecimento da fauna e flora regional registrados em datiloscritos com correções e observações de um olhar atento — tudo é muito impressionante. Que pesquisa inspiradora! Agora é hora de mergulhar na região onde se passa a saga, apegar-se àquele jeito mineiro, àquela mata de cerrado, ao som dos animais, à cultura local, às artesãs. O bordado não saía da cabeça, ora pela simplicidade rústica, ora pelo ofício comum ao sertão. Depois da imersão, vem a produção de ideias. Surgiram várias propostas, algumas explorando a flora e a fauna com ilustrações científicas e desenhos livres, outras com fotografias autorais — e os bordados, que, a princípio, eram figurativos: veredas, bois, jagunços. Acontece que ser literal nem sempre é o melhor caminho, e tudo era muito óbvio para uma obra tão especial. Por uma dica de Lilia Schwarcz, chegamos ao Bispo do Rosário e sua obra pungente, de impacto semelhante à força do livro. Estudando o Bispo, me detive no verso do Manto da apresentação; para personalizar, a ideia foi substituir os nomes por personagens do Grande sertão, e assim foi. Com a autorização do Museu Bispo do Rosário, iniciamos nosso bordado. Primeiro fiz um desenho de base, inspirado no traço do manto. Depois, essa base foi encaminhada à Elisa Braga — nossa querida companheira de muito anos de Companhia, que agora se dedica a trabalhos manuais. O resultado foi encantador. Os leitores terão em mãos um objeto muito precioso, feito com total dedicação de todas as partes envolvidas.
Alceu Chiesorin Nunes


“O SERTÃO ESTÁ DENTRO DA GENTE, O SERTÃO ESTÁ EM TODA PARTE”

Sobre o autor:
Foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata. Os contos e romance escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais. Tudo isso, somado a sua erudição, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas. Consonante aos debates sobre a lírica moderna mundial, sua obra também inovou por criar um modo de fazer poesia num texto em prosa.

Gostaram da novidade? Já conheciam a obra? Já leram?

2 comentários:

  1. Gostei da capa, muito bonita. História muito interessante e meio obrigatória, nem sei como não li ainda..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique.
      Eu li este livro há muitos e muitos anos atrás, justamente porque gostei demais do minissérie que fizeram na globo. Mas confesso que não consegui ler o livro todo na época. Estou pensando em tentar de novo.
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!