[RESENHA] Os Quitutes de Santa Sé - Roxane Norris - Rico Editora


Bom dia leitores!
Hoje venho com uma resenha de um romance de época, totalmente diferente de tudo que já tinha lido.
Vem comigo...

Sinopse:
Filha de um abastado Barão do Café no Vale do Paraíba, Joana possuía uma vida tranquila, repleta de alegria e inocência, na fazenda da família. Entre as lições de boas maneiras e as estripulias que aprontava com o primo, a jovem achava que a felicidade era algo que duraria para sempre.
Seu mundo de ilusões, no entanto, começa a se desfazer quando descobre que o pai a deu em casamento a um homem mais velho, em troca de uma dívida de jogo. Apavorada com o que o futuro lhe reserva nas mãos do odioso marido, Joana foge de casa, deixando tudo que lhe é caro para trás.O que ela não sabia é que o destino é uma força poderosa, capaz de nos impor grandes mudanças, ou, até mesmo, alimentar as nossas paixões com uma intensidade que nunca imaginamos. Ele conduzirá Joana até a pequena e interiorana Santa Sé, onde um arranjo ainda mais inusitado que o de seu pai lhe está reservado. Determinada a não se render, Joana precisará enfrentar a maior batalha da sua vida… Aquela que colocará o seu coração em risco. Será que ela será capaz de abandonar tudo, até mesmo a liberdade que conquistou, em troca de um grande amor?
Roxane Norris mais uma vez nos leva em uma emocionante viagem através do tempo, no cerne de personagens complexos, guiados pelos sentimentos que dominam as próprias vontades.”
Ficha Técnica:
Título: Os Quitutes de Santa Sé
Editora: Rico Editora | Autora: Roxane Norris
ISBN-13: 9788594410290 | ISBN-10: 8594410298
Ano: 2018 / Páginas: 140 | Idioma: português 


Os Quitutes de Santa Sé tem 140 páginas divididos em 16 capítulos e um epílogo, ou seja uma leitura rápida. É livro único. A história tem algumas alternâncias entre o passado e o presente do personagem Joana, onde lemos algumas de suas lembranças. 


Se você está acostumada a ler romances de época e históricos, com certeza vai esperar se deparar com uma história aos moldes dos últimos romances deste gênero que têm chegado por aqui. Mas devo dizer que a história de Os Quitutes de Santa Sé é muito diferente de tudo que eu já tinha lido e com certeza vai surpreender você também.

Roxane Norris coloca em meio ao romance principal de Joana e Matheus, algumas histórias paralelas que só fazem enriquecer  e acrescentar ao texto. Prepare-se para fortes emoções.

A história se passa no interior do Brasil, na época dos barões do café, onde viviam e atuavam os fazendeiros de café, que eram como se fossem aqueles nobres ingleses, com seu poderio e arrogância. A vida das mulheres era dura, sem chances de ter qualquer controle sobre os seus destinos. 

É neste cenário que vive Joana uma jovem de 16 anos que descobre ter sido perdida em uma mesa de jogo por seu próprio pai e que será obrigada a deixar sua família para trás e casar com um homem muito mais velho. Para se livrar deste destino horrível, a jovem foge de casa e acaba indo parar em uma pequena cidade, onde sua vida irá mudar radicalmente de uma maneira que ela nunca poderia ter imaginado.

Teremos uma passagem de tempo e com ela vamos conhecer alguns novos personagens e podemos observar o quanto Joana amadureceu e aprendeu a lutar por sua liberdade e felicidade. Nossa mocinha irá passar por muitas provações e irá aprender através do sofrimento, que nem sempre as pessoas são o que aparentam, e nem sempre aqueles que pensamos não poder confiar, no final são os que mais nos ajudam.

A autora aborda temas fortes e de certa forma atuais, entre eles a violência contra a mulher, o desmando de quem detinha o poder, jogos políticos e muitos mais, mas sempre sabendo dosar para que nada fique muito pesado e nem seja trabalhado de forma leviana.  Mas também aborda o sobre o poder do amor, da amizade e de poder contar com sua própria garra e tenacidade para vencer as adversidades que surgirem.


Eu gostei muito da história e senti como se pudesse conhecer e estar próxima de seus personagens, pois a forma como ela os mostra é muito crível, como se realmente existissem. Joana é uma personagem cativante, que mesmo perdendo seu olhar de inocência sobre a vida, não perde a sua docilidade. E não posso deixar de falar de Matheus, que em meio a tantos problemas familiares, não desiste em nenhum momento de lutar pela mulher que ama.

Eu sei que a resenha ficou curtinha, mas como expliquei lá em cima, é um livro de poucas páginas, por isso fiquei com receio de falar demais e tirar a oportunidade de vocês se surpreenderem com a história e seus desdobramentos. 

Uma leitura que recomendo.

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

2 comentários:

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!