[Luz, Câmera, Livros] - Saga Crepúsculo

Olá pessoal!! Tudo bem??


Hoje trago uma resenha um pouco diferente. Talvez seja quase uma contra-indicação para maiores de 18 anos...





Ficha Técnica - Livros

Título: Crepúsculo / Lua Nova / Eclipse / Amanhecer

Autor(a):  Stephenie Meyer

Editora: Intrínseca

Lançamento: 2005 / 2006 / 2007 / 2008

Gênero: Romance / Sobrenatural




Ficha Técnica - Série

Título: Crepúsculo / Lua Nova / Eclipse / Amanhecer (Parte 1 e 2)

Diretores: Catherine Hardwicke / Chris Weitz / David Slade / Bill Condon (Parte 1 e 2)

Lançamento: 2008 / 2009 / 2010 / 2011 / 2012

Gênero: Romance / Sobrenatural

Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Billy Burke, Peter Facinelli, Elizabeth Reaser, Kellan Lutz, Nikki Reed, Jackson Rathbone, Ashley Greene, Michael Sheen e Dakota Fanning.

Sinopse: Bella se muda para a cidade de Forks e conhece Edward em sua escola. Logo com o pouco convívio que tem com o garoto, percebe que há algo de muito diferente em sua natureza e isso faz com que ela se atraia.

Minha opinião: Vamos começar pelo início feliz.

Quando estava no ensino médio, no meu 1º ano, conheci Crepúsculo. Na época, no auge da minha leitura, qualquer romance entrava na minha lista para ler. Sinceramente, achei o primeiro livro da saga genial, pois nunca tinha visto nada como aquele universo sombrio e meloso. Fiquei instantaneamente apaixonada pelo Edward e seu conservadorismo.


Lembro de um dia estar lendo Crepúsculo durante o intervalo entre as aulas, até que a professora de História chegou em sala e me viu lendo Crepúsculo, onde eu estava em uma animação tipicamente adolescente com algum acontecimento bobo, como algum beijo entre Edward e Bella ou o Edward a visitando, qualquer coisa do gênero. Minha professora Flávia então disse: "Você fica nesse nível de animação e felicidade pois espera que o que acontece no livro aconteça no futuro com você."  E sim, na época era uma realidade. Mas me fez pensar sobre até que ponto eu conseguia me envolver com aquela história.

No mesmo ano foi lançado nos cinemas o filme, com o querido ator que fez o Cedrico, de "Harry Potter e o Cálice de Fogo", que retrataria a magia que senti no livro. Assim, foi o ápice do meu amor por Crepúsculo.


Mas, depois de ler toda a saga e assistir todos os filmes, confesso que passei da idade de gostar dessas coisas. Minha decepção com a história começou a partir da sessão de cinema com inúmeras amigas minhas, na estreia de Lua Nova. Foi um dos filmes onde eu mais ri na vida. Como era possível eu achar extraordinário um cara brilhar no sol?? E como eu poderia levar a sério a Kristen Stuart sofrendo pelo Edward quando percebi que ela mal tinha expressão??


Então, acabei demorando muitos anos para assistir Eclipse e as duas partes de Amanhecer (que pra mim é o melhor filme da saga, porque, mesmo sendo uma representação da visão de Alice, a luta vale o filme!).


E qual é a minha conclusão sobre a obra? Que a saga Crepúsculo, tanto literária quanto cinematográfica é uma droga?
Claro que não!
Só não é mais para a minha idade.
Cheguei a um estágio da vida (nossa, como sou velha no alto dos meus 22 anos...) onde esse tipo de história fantasiosa demais não me atrai tanto. Não me convence. Eu, um pouco depois de entrar para a faculdade, decidi reler o primeiro livro de Crepúsculo, aquele que sempre achei impressionante! E, por incrível que pareça, eu não consegui terminar de ler! O lenga-lenga da história, todas as trocas de olhares, as primeiras descobertas a enrolação eterna até a descoberta de que Edward era um vampiro me venceram. E quando vi, não tinha mais vontade de ler, abandonei o livro na metade.


Então, você pensa: "Mas Roberta, você acabou de dizer que os livros e os filmes são bons, como você pode estar falando tudo ao contrário agora??"
Simples: essa é uma ótima história para adolescentes. Não para mim, Roberta, adulta (ou pelo menos um pouco mais madura do que aos 15 anos...).

Então, aconselho você a apresentar esses livros a suas filhas, primas, sobrinhas, afilhadas, mas, se você tiver mais do que 20, talvez esse livro seja uma pequena decepção.

Beijos!!


Visite os blogs da colunista. Clique nos links abaixo!!

13 comentários:

  1. Oi!
    Eu li a saga com 13 ou 14 anos e pra mi também foi incrível, mas para te contar a verdade perdi a paciência com os filmes... Crepúsculo vai ser sempre uma história especial porque me fez criar coragem para ler livros "grandes", mas não tem como não dizer que é um romance bem adolescente.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelise, concordo com você plenamente!!
      Obrigada pelo seu comentário!
      Beijos!

      www.secretdoramas.blogspot.com

      www.peixecomsales.blogspot.com

      Excluir
  2. Batendo um bolão, Roberta!
    Amei a resenha.
    Pura coincidência, rsrsrs
    Vamos postar no final de semana também.
    Mas, em nossa coluna de Filmes esquecíveis e inesquecíveis do cinema, na qual fazemos as resenhas cinéfilas. é coluna do Heleno jr.
    Espero que goste, também.
    Parabéns Lia, adoro nossa parceria, e quando vejo que cada vez há mais qualidade!!!
    Peito enche de orgulho por isto.
    Bjus, meninas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Pedra!!

      Beijos!

      www.secretdoramas.blogspot.com

      www.peixecomsales.blogspot.com

      Excluir
  3. Oiiiii!
    Nunca li o livro, e achei os files uma chatice, rsrsrs, me desculpa, mas a produção cinematográfica foi muito ruim, só consegui ver o primeiro e metade do segundo, sou mais assistir Os Vampiros Que Se Mordam kkk é muito melhor

    Dá Uma Passadinha Por lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, depois de mt analisar, tb achei as adaptações um pouco ruins. Mas Amanhecer parte 2 tem até uns efeitos especiais e uma pós-produção razoável.


      Valeu pelo seu comentário!

      www.secretdoramas.blogspot.com

      www.peixecomsales.blogspot.com

      Excluir
  4. Oi Roberta,

    Quando eu li o primeiro livro eu era mais velha que vc (bem mais velha) naquela época e eu fiquei praticamente com a mesma reação, antes mesmo de terminar o livro eu fui procurar nas livrarias as continuações e na época nem lançadas foram. Depois do livro a decepção foi a mesma, não vi tanta graça e hoje assistindo o filme eu rio muito da maquiagem mal feita e da lente de contato saltando aos olhos. kkkk Mas brilhar ao Sol nem me incomodou tanto, mas aquele "Imprinting" inventado no meio da história foi a gota d´água kkkkk

    Boo
    http://www.rascunhocomcafe.com/2015/03/caixa-de-passarosum-historia-sobre.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi!

      Algo que realmente fez com q meu amor pela história tivesse diminuído bastante foi os filmes e a qualidade deles.

      Sobre o Imprinting, quando li no livro, n achei tão bizarro não, mas ser com um bebê foi algo assustador pra mim, ainda mais por ter uma espera aí de mais de 18 anos pros dois ficarem juntos...

      Obrigada pelo seu comentário!!

      Beijos

      www.secretdoramas.blogspot.com

      www.peixecomsales.blogspot.com

      Excluir
  5. olá Roberta!
    Quando vi seu post logo vim correndo para ler, muito bem escrito e me fez chegar a uma conclusão um pouco estranha: eu tenho 24 anos mas ainda tenho entusiasmo de adolescente com esses livros rsrsrsrsrsrsrsrs
    Tenho dois dos livros da saga, li só o primeiro por que depois que saiu o filme eu fiquei com preguiça de ler os outros mas simplesmente adoro a saga (apesar de ser completamente fora da realidade rsrs).

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Vanessa!
      Fico muito feliz por você ainda curtir essa saga.
      Pena que eu n consigo mais gostar tanto assim.

      =(

      Beijos e obrigada pelo comentário!!

      www.secretdoramas.blogspot.com.br

      www.peixecomsales.blogspot.com.br

      Excluir
  6. Oi, tudo bem ?

    Cara, li Crepúsculo na oitava série, e assim como você eu achei um máximo, era apaixonada pelo Edward e tals... Mas hj em dia não gosto, e fui reler o livro e tbm abandonei na metade kkkkk Acho que meu gosto literário amadureceu bastante de uns anos pra cá. Mas tenho um carinho especial pela saga, afinal o Edward foi o meu primeiro crush literário <3

    http://werenotbestsellers.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geisiane!
      Tudo tranquilo, espero q vc tb esteja bem!

      Edward foi um crush, mas conseguiu ser trocado facilmente pouco tempo dps.

      Hoje não consigo ter mais isso com personagens. kkkkk

      Beijos!

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!