[Luz, Câmera, Livros!] - Persuasão

Olá, queridos leitores!!


Hoje trago um clássico de Jane Austen, um dos livros mais adultos dessa maravilhosa história, que aborda o esperar pelo amor, o perdão e a felicidade de finalmente estar ao lado de quem se ama.

Persuasão é uma obra que foi publicada em 1818, após a morte de Jane, ocorrida em 1817. O interessante desta obra é ver o amadurecimento da escrita de Austen, de como este livro até se mistura um pouco talvez com a sua própria história de vida. Definitivamente vale muito a pena ler!!!



Ficha Técnica - Livro

Título: Persuasion / Persuasão

Autor(a): Jane Austen

Editora: Martin Claret

Lançamento: 1818 (Inglaterra) / 1971 (Brasil)

Gênero: Drama / Romance 


  Ficha Técnica - Filme

Título: Persuasion / Persuasão

Diretor: Adrian Shergold

Lançamento: 2007

Gênero: Drama / Romance 

Elenco: Sally Hawkins, Alice Kringe, Ruert Penry-Jones, Anthony Head, Julia Davis, Michael Fenton Stevens, Mary Stockley.






Sinopse: Anne Elliot e Frederick Wentworth, quando mais jovens foram noivos, porém, influenciada pela opinião da família, Anne terminou seu noivado com Frederick. Oito anos após o ocorrido, os ex-noivos se reencontram, sendo esta a chance que Anne tem de provar a Frederick que errou a terminar seu noivado e que ainda o ama.


Minha opinião: Por ser a personagem mais velha que Jane retratou em seus livros (Anne tem 27 anos), temos uma situação complicada para a trama. Afinal, moças de 27 anos dificilmente se casavam em 1800. Anne, ainda por cima, teve uma vida miserável ao lado de sua família. Miserável não no sentido de ser pobre, mas sim de ser infeliz. Seus pais, que não vêem as consequências de gastar o dinheiro que eles não tinham para comprar moveis novos e artigos de luxo para uma mansão impossível de sustentar, acabam sendo obrigados a alugar sua residência e ir para um lugar menor, com menos luxo. E Anne ser o único ser racional naquela casa é algo extremamente desgastante. Deste modo, nos deparamos com uma mocinha sofrida, talvez a mais sofrida já escrita por Austen, que passa por diversos obstáculos financeiros e emocionais, ainda sendo o porto seguro de muitos com quem se relaciona.

  
E nesta adaptação, realizada pela maravilhosa BBC, consegui captar todo o cuidado a produção para mostrar a agonia sofrida por Anne. Sally Hawkins está simplesmente desolada. Perfeita. Quando li Persuasão e depois assisti o filme, consegui identificar cada traço da personagem nela. E acho que esse é o filme onde a protagonista é apresentada em sua forma menos bonita e atrativa. Anne é sem sal, sua aparência é apática, quase não aparece. Não tem mais aquela beleza e frescor que teve aos seus 19 anos. E isso não tem nada a ver com sua idade, mas sim em como sua decisão a transformou e criou uma pessoa eternamente arrependida.



Juntamente com a atitude de sua família, que não dá a mínima para a sua presença nem para seus sentimentos, Anne só conta com o apoio de sua grande amiga Lady Russel.


E, como sempre, Jane constrói personagens masculinos bem fortes, de opinião concreta e sempre honrados (claro que estou falando apenas dos nossos queridos heróis). Me deparo com um ótimo Frederick, que sim, ainda ama Anne, mas não confia mais nela.


E assim temos o desenvolvimento da história, que acaba promovendo diversos encontros com um extrovertido Frederick e uma deprimida Anne, no melhor estilo Jane Austen. E a relação antes rompida volta a ser desenvolvida aos poucos.

 
Tenho uma certa dificuldade em ordenar minha preferência de livros de Austen. Exceto por Orgulho e Preconceito, que é meu livro preferido pra vida, todos os outros estão em um mesmo patamar. E Persuasão me proporcionou ótimos momentos no ônibus. Eu gosto muito de aproveitar minhas horas de viagem para ler. Ao contrário de muitos, não me sinto enjoada nem tonta com o movimento. Além disso, os livros de Jane tem em diversas versões, além de sempre ter alguma editora que publica edições pocket, perfeitas pra levar na bolsa e ler em qualquer lugar. Vale muito a pena a tentativa.


Assim, termino esta resenha recomendando primeiro a leitura deste maravilhoso livro e depois veja essa adaptação primorosa realizada pela BBC. Acho que, se tratando da obra de Jane Austen, sempre é preferível começar a ler e depois ver suas adaptações, sejam para TV ou cinema.


Fico por aqui! Beijão!!


Visite os blogs da colunista. Clique nos links abaixo!!


23 comentários:

  1. égua valeu mesmo pela recomendação. sou loca para ler algum livro da Jane Austen, espero fazer isso ainda esse ano.

    Já estou te seguindo! Bjuus

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly, que bom que gostou!
      Eu amo Jane Austen, e gosto muito desta série. O livro é muito mais lindo!
      Bjus

      Excluir
    2. Que legal, Giselly!! Acho que começar 2015 lendo Austen é uma ótima pedida!
      Aconselho você a ler Orgulho e Preconceito, mas acho que qualquer livro dela você provavelmente irá amar!!

      Beijão

      Excluir
  2. Roberta eu também amo Jane Austen, e gosto muito de Persuasão. E meu preferido entre todos os livros que já li, e olha que já li muito, é Orgulho e Preconceito. Nenhum chega perto. Mas, eu gosto muito da história de Persuasão, do amadurecimento da escrita de Austen, dos personagens e principalmente da maneira como ela nos mostra que ao tomarmos uma atitude, uma decisão, ela irá refletir em nossas vidas para sempre!
    Um lindo post como sempre flor.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lia!
      Acho que Austen é uma autora que infelizmente não encontramos mais nos dias atuais. Mas fico feliz com a existencia de suas obras, mesmo que sejam apenas 6.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Lia, ainda não li e nem vi a adaptação, lendo a resenha da Roberta bateu uma curiosidade. Vou tentar assistir, pode ser que tenha na Netflix!!

    Beijinhos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, eu acho que tem na Netflix. E acho que você vai gostar. Mas, se tiver oportunidade leio o livro que é lindo!
      Bjus

      Excluir
    2. Mila, deve ter na Netflix sim!! Vale a pena a busca.
      Já vi também nas Lojas Americanas, se eu n me engano...
      Beijinhos e divirta-se!!

      Excluir
  4. Lia, acredita que ainda não li um livro da autora? Não tive essa sorte e não sei porque nunca fui atrás. Achoq ue sempre to na correria de livros de parceria que vou deixando para trás, mas já vi filmes adaptados e gostei. Quem sabe um dia ainda consigo ler.

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice, sei bem como é vida de blogueira. Também acabo deixando os livros de preferência de lado, por conta dos livros de parceria.
      Mas, se tiver a chance leia, porque vale muito a pena.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      Excluir
    2. Greice, quando tiver oportunidade, leia Jane Austen.
      É uma leitura diferente da atual, que faz com que a gente entre e sinta como era estar em 1800.
      É mt interessante!!
      Beijos

      Excluir
  5. Não li nem assisti essa história mas está na minha meta, adorei Orgulho e Preconceito!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, se tiver oportunidade leia, pois a história é muito bonita.
      Bjus

      Excluir
  6. Nunca li Jane Austen e tenho muito curiosidade para ver o que encontro, mas já assistir Orgulho e Preconceito e com certeza fiquei tentava em ler outros clássicos da autora. Persuasão também me pareceu muito bom!

    Beijos,
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, se tiver a oportunidade procure conhecer a obra de Jane Austen, pois é uma leitura que vale muito a pena ser conferida.
      Bjus

      Excluir
  7. Oi Lia e Betah, tudo bem com vocês?
    Alguém aí falou em Jane Austen? Risos... Ela é minha Diva, preciso falar mais alguma coisa? Engraçado, eu não gosto de um livro específico dela, eu gosto de tudo o que ela escreveu, do seu estilo. Eu gosto de Jane Austen. É difícil isso acontecer. Eu já perdi as contas de quantas vezes li e vi seus filmes. Mas Persuasão em específico eu não vi o filme. Olha, Betah, eu acho muito difícil as mulheres do cinema conseguirem representar as mulheres de Jane, pois é algo no espírito, um brilho nos olhos, uma mente aguçada, não sei explicar. Eu acho até que elas representam bem o perfil dos personagens, mas nunca vão conseguir atingir a plenitude do que Jane criou.
    Adorei sua postagem, nem preciso dizer, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, Jane é especial. Uma mulher a frente de seu tempo e com uma escrita que transcende os tempos.
      Bjus

      Excluir
    2. Oi Cila!
      Seu comentário me fez parar pra pensar. Dificilmente uma atriz vai conseguir capturar todos os traços finos da personalidade de um personagem de Austen. Mas admiro todos que se propõem a tal desafio.
      E assino em baixo quando um deles finalmente acerta mais a persona escrita por Jane.
      Gosto muito de comparar as inúmeras adaptações de Lizzie Bennet, por ser, para mim, a personagem mais complexa escrita por Austen. E sempre na minha lista tem uma atriz que se tornou mais a personagem do que as outras.
      Bom, obrigada por seu comentário, meu bem!!
      Beijinhos

      Roberta Peixe
      www.secretdoramas.blogspot.com
      www.peixecomsales.blogspot.com

      Excluir
  8. Olá!
    Não conhecia muito sobre essa historia... Sua resenha me deixou com vontade de saber mais é claro as histórias de Jane são unicas.
    Bjoss
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelen, essa história é linda.
      Se houver oportunidade, confira.
      Bjus

      Excluir
  9. Não vi o filme, vou conferir.

    Li o livro e gostei muito. Só li 3 livros da autora por hora. Mas, Persuasão é o livro que dos que li sinto e vejo o sarcasmo e ironia da Jane Austen...sabe através da Anne em diversos pontos temos uma certa crítica, às vezes nem tão velada (apesar que quando Anne dá a entender um desagrado, ela volta atrás por causa da compostura necessária na época).

    Sabe uma coisa que eu fiquei chocada quando li? Aliás fiquei mais chocada por ficar chocada?

    Aquelas páginas que foram excluídas da publicação original! Não lembro os exatos detalhes e não tô em casa para pegar o livro e dar uma olhada, mas a naquelas páginas tem uma cena da Anne com o capitão que teve um toque de mão entre eles kkk na época teria sido um escândalo porque foi uma cena com certa carga sensual sei lá. Até hoje rio da minha reação, colocando a mão na boca e pensando "nossa eles se tocaram!" kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, eu já li o livro, mas não lembro se no meu tem esta parte das mãos que você mencionou. kkkkkk
      Já li tem muito tempo. Mas, amei o livro, como amo tudo que tem a ver com Austen.
      Mais uma vez, obrigada por sua visita.
      Bjus

      Excluir
    2. Meu livro também tem esse capítulo excluído. Sinceramente, não fiquei chocada, mas foi um dos poucos toques existentes em livros de Jane!
      kkkkkkk
      Beijos

      Roberta Peixe
      www.secretdoramas.blogspot.com
      www.peixecomsales.blogspot.com

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!