[RESENHAS] Crisálida: Amores que transformam - Várias autoras - Widbook


Boa noite meus lindos!
Hoje trazendo para vocês, a minha primeira resenha de uma antologia.
Vou compartilhar com vocês, as minhas impressões sobre a Antologia Crisálida.

Crisálida: Amores que transformam

Ficha Técnica:
Escritor:Vários
Idioma: Português
Capítulos: 17 capítulos
Categoria: Contos
Publicado: Jul 25, 2014
Status: Completo

Sinopse:
O amor é uma das grandes forças capazes de transformar o mundo, mas nem sempre os seres humanos se dão conta e desperdiçam esse sentimento tão belo em sua ambígua busca pela felicidade. Por isso, as escritoras aqui reunidas falam do amor verdadeiro, que é inteiramente capaz de a tudo transformar. Como a crisálida, em seu estágio de transformação de lagarta em borboleta - ou seja, em pura e encantadora beleza -, o amor é igualmente capaz de transformar o mal em bem e a escuridão em luz.

WIDBOOK / SKOOB






Que eu me lembre nunca antes tinha feito uma resenha, para um livro que tivesse várias histórias contadas por vários autoras diferentes, ou seja uma antologia. Mas, tudo tem a sua primeira vez, e espero conseguir passar para vocês um pouco do que senti ao ler este livro.

O Título Crisálida refere-se ao terceiro estágio da vida de uma lagarta, quando ela se fecha em um casulo para passar por uma metamorfose e ao sair estar transformada em uma bela borboleta. A proposta oferecida às autoras era de que escrevessem contos que retratassem a transformação do amor. 

Como a maioria dos leitores devem saber, a antologia foi lançada em comemoração ao Dia do Escritor. A mesma encontra-se disponível no Widbook e é grátis. A organização foi de responsabilidade da escritora Lycia Barros e Janaina Vieira. Neste livro estão reunidas algumas das escritoras que costumam se destacar de alguma forma na literatura brasileira, e que são bem conhecidas por muitos leitores, como Tammy Luciano, Samanta Holtz, Bianca Carvalho e outras. 

A cada conto lido, pude perceber a forma diferenciada de cada autora. Os textos são bem diferentes um do outro, cada autora imprimindo a sua própria marca. Mas, todas usando as palavras, sua histórias para nos mostrar a importância do amor em nossas vidas, e as várias formas dele nos ser revelado. 

Pela primeira vez, gostei muito de poder ler vários contos em um mesmo livro.
Nem todos os contos mexeram comigo ou me tocaram de forma mais profunda, mas todas as histórias conseguiram realizar bem a função de nos mostrar a transformação do amor. Todos eles bem escritos e desenvolvidos pelas autoras. 

Alguns dos contos, apesar de suas poucas páginas, conseguiram fazer com que eu me sentisse conectada aos personagens e até mesmo me emocionaram. O que em minha opinião é um grande mérito da autora.

Tammy Luciano, mais uma vez colocando sentimentos, esperança em uma história sua, e com isso não decepcionando aqueles que como eu, já estão acostumados com sua escrita.  
Samanta Holtz, emprestou ao seu conto, um belo romance, que me deixou apaixonada pela história que ela criou de forma tão envolvente e me deixando com gostinho de quero mais. 

Bianca Carvalho, mais uma vez me surpreendendo positivamente com seu potencial de mesclar romance e suspense na medida certa em uma mesma história, mesmo que seja um conto, onde tudo acontece de forma rápida.

Como falei antes, gostei de todos eles, cada um a sua maneira, mas teve duas histórias que me encantaram. E vou falar um pouco das duas abaixo:

*Significativo - Adriana Ramiro

Neste conto a autora conseguiu destacar bem o que acontece em muitos relacionamentos por aí. O homem costuma pensar que ao sustentar a mulher e dar tudo o que ela gosta, já é o suficiente, e acabam esquecendo do real valor que ela tem em sua vida. Achei que esse foi um dos contos que mais mostrou a transformação do amor, quando Beto percebeu que estava perdendo a mulher que dava sentido a sua vida, decidiu dar mais valor a ela, fazendo uma declaração linda de amor no dia das bodas de estanho e zinco. Achei isso muito fofo! Eu queria poder ler um livro baseado nesta história, seria incrível!

*Inteiros - Lycia Barros

Fiquei completamente apaixonada por esse conto, que fala sobre amigos de infância (Aliena e Beto) que acabaram por se apaixonar. É tão bonito a forma com que ele espera ela por todos os anos que eles ficam separados... Só fiquei triste por eles não terem ficado juntos desde adolescentes, mas fiquei satisfeita com o final. Gostei do título ter relação com algo que eles falam na história. Achei bem interessante.

Ler sobre o amor, contado de diversas maneiras e por diversas autoras em um mesmo livro, é algo completamente diferente para mim. Apreciei demais ver este lado um pouco diferente de autoras que conheço, e de quem já li outros trabalhos. 

Eu recomendo este livro, para quem aprecia uma Literatura Nacional de qualidade.
Bjus

Lia Christo:
Carioca da gema, romântica incurável, leitora compulsiva, perseguidora de sonhos, e louca pela vida!

16 comentários:

  1. Oi
    Gostei de conhecer esse livro, ainda não tinha ouvido falar dele
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro, mas pelo que li da sua resenha parece ser um livro super fofo *-*
    Quero muito lê-lo.
    Beijos!
    Literamagia
    Facebook Literamagia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza, obrigado pela visita e comentário.
      Eu não costumo ler antologias, mas este valeu a pena.
      Bjus

      Excluir
  3. Olá Lia!
    Eu ainda não li esse livro, mas está nos desejados.
    Pelo que vi os contos são maravilhosos e fiquei curiosa pra saber se mais sobre o conto da Lycia e da Adriana que perece ser profundos.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen, obrigado.
      Vale a pena conferir sim. Os contos são muito legais, e alguns apaixonantes.
      Bjus

      Excluir
  4. Olá Lia! Já ouvi falar do livro, e assim como você, nunca li uma antologia. Deve ser legal, pois cada autor tem seu jeito de escrever, é como identifica-los em cada historia, adoraria ler esse livro. Vou adicioná-lo, me entusiasmou.
    ótima resenha!
    bjs
    Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizete, foi realmente uma boa experiência, ainda mais com tantas autoras conhecidas.
      Bjus

      Excluir
  5. Diferente essa proposta.
    Adorei a resenha;
    www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Nunca li uma antologia.
    Esse livro parece ser bem interessante, vou anotar a dica e assim que tiver um tempo vou lê-lo.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, obrigado pela visita e comentário.
      É interessante e vale a pena conferir.
      Bjus

      Excluir
  7. Bem sou chata pra ler contos, pois é uma gênero que me irrita um pouco.Esta antologia parece reunir um bom material.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não costumo gostar de ler contos, mas desta vez resolvi arriscar e gostei da leitura. Bjus

      Excluir
  8. Querida Lia,

    Muito obrigada por dividir sua opinião sobre Crisálida aqui no blog! <3 Fico muito feliz em saber que gostou dos contos, e adorei as palavras que escreveu sobre o meu :) Obrigada!!!

    Beijos no coração!
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Samanta!
      Você sabe o quanto aprecio sua escrita, e o quanto gosto de você.
      Abraço de urso flor!
      Bjus

      Excluir

Olá ao passar por aqui, deixe um comentário. É sempre uma delícia poder conhecer sua opinião.
Obrigado por visitar e comentar no Doces Letras!